As 4.850 prefeituras que se inscreveram para receber os kits de instalação de telecentros comunitários começam a recebe nesta segunda-feira (17/2), por e-mail, os termos de doação dos equipamentos. O documento será enviado para o endereço eletrônico que a prefeitura indicou no formulário de cadastro.
O termo de doação deverá ser impresso, assinado pelo prefeito, autenticado em cartório e encaminhado ao Ministério das Comunicações, pelos Correios, o mais rápido possível para agilizar o trabalho de entrega e instalação dos equipamentos. A expectativa do ministério é entregar mil e 500 kits a cada mês a partir de março, concluindo a entrega até o fim de junho. ?Nossa meta é que nenhum município fique fora desse programa. Por isso licitamos um número de kits suficiente para atender a todos os municípios brasileiros e continuamos recebendo inscrição das prefeituras que ainda não se cadastraram?, enfatizou o ministro Hélio Costa.
O kit é composto por um servidor, dez computadores, uma central de monitoramento com câmera de vídeo de segurança, um roteador sem fio, 11 estabilizadores, uma impressora a laser; um projetor multimídia (data show), 21 cadeiras, uma mesa do professor, 11 mesas para computador; uma mesa para impressora e um armário baixo.
Os telecentros serão conectados à internet em alta velocidade e contarão com os serviços de telefonia, via VoIP e IPTV, para permitir a veiculação de programas como a TV Escola, por exemplo.
As prefeituras que ainda não se inscreveram no programa podem fazê-lo por meio do formulário disponível na página do Ministério das Comunicações, ou entrar em contato pelo endereço eletrônico cgpe@mc.gov.br.