A Cisco Systems entrou com um recurso, nesta quarta-feira, 15, na Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, para que a compra da Skype Technologies pela Microsoft, por US$ 8,5 bilhões, seja minuciosamente avaliada, em razão da vinculação do software de telefonia via internet com Windows e o pacote de escritório Office. As autoridades antitruste dos Estados Unidos autorizaram o negócio, em outubro do ano passado, sem restrições.
O apelo foi seguido de um post no blog corporativo da gigante americana de sistemas de redes, assinado pelo vice-presidente sênior da Cisco para vídeo e colaboração, Marthin De Beer. Nele, o executivo afirma que a Comissão Europeia deve avaliar o negócio porque o Skype não funciona com outros sistemas de chamada de áudio e vídeo que usam tecnologias padrão da indústria, como as da Cisco.
"Imagine o quão difícil seria se você estivesse limitado a chamar as pessoas que só usam a mesma operadora ou se o seu telefone só pudesse fazer chamadas para determinadas marcas", escreveu De Beer. "A Cisco quer evitar esse futuro para comunicações de vídeo, por isso entrou com o recurso”, disse ele em. A Messagenet, empresa que opera um serviço de chamada IP europeu, participou do recurso da Cisco.
A Cisco, que segundo rumores, havia feito uma oferta para comprar o Skype em 2010, não deseja barrar a transação, mas quer que a Comissão Europeia imponha algumas condições de interoperabilidade à Microsoft, segundo informa o The Wall Street Journal. Parte do plano da fabricante de software com o Skype será combiná-lo com seu software corporativo de vídeo e voz, chamando Lync. Ambos, Lync e Skype, vão usar suas próprias tecnologias proprietárias de chamada, por isso não são compatíveis com vídeo e outros serviços de telefonia.
Fontes familiarizadas com o assunto dizem que a Cisco tinha procurado trabalhar com a Microsoft para garantir que o seu equipamento de videoconferência funcionasse com o Skype, mas não chegou a um acordo. Quando o negócio foi anunciado pelo CEO da Microsoft, Steve Ballmer, ele disse que o Skype poderia ser integrado a outros produtos da empresa, incluindo o console de jogos Xbox, o sistema operacional Windows Phone e até mesmo ao seu serviço de e-mail Hotmail.