Um número crescente de estúdios de cinema está tornando realidade o conceito de "filmes sociais", que se vale de plataformas de redes sociais, principalmente o Facebook, não apenas para divulgar os lançamentos, mas também para realizar premiéres online e provocar a interação entre espectadores e atores, além de vender ou alugar os títulos a partir de fan pages.
Conforme destaca o site Social Commerce Today, exemplo dessa estratégia pode ser observado na página do filme Beginners, no Facebook. Ali, a Universal convida os fãs a alugar o filme a partir da rede social mediante pagamento via PayPal (US$ 5) ou em troca de 50 créditos do Facebook. Os fãs também podem interagir com outros telespectadores, marcar e compartilhar momentos preferidos do filme e participar de testes sobre curiosidades da película. A tecnologia utilizada é da Milyoni, especializada em aplicativos para F-commmerce (comércio virtual via Facebook).
Estratégia similar está sendo aplicada para o Lecciones Para Un Beso, filme em língua espanhola disponível para alugar na rede social a US 0,99, pagos em créditos do Facebook, PayPal ou cartão.
Enquanto a tendência aponta para o uso do Facebook como plataforma de aluguel e venda de filmes, especialistas ressaltam que isso depende de uma proposta de valor atraente que se revele diferenciada em relação a plataformas rivais, como iTunes, Amazon e Netflix.
Parcerias do Facebook com empresas como a Milyoni estariam esculpindo nicho específico de distribuição diferenciada na indústria do entretenimento. Essa diferenciação – eles dizem, é possível com ofertas específicas para usuários da rede social.
Um exemplo é a estreia ao vivo no Facebook, no próximo dia 18 de fevereiro, do filme Tim and Eric's Billion Dollar Movie. O evento, que ocorre simultaneamente à chegada do título às salas de cinema, contará com chat ao vivo com os dois principais atores durante a transmissão. O custo para os fãs será de US$ 9,99, via Paypal ou cartão de crédito.