A VAGAS, que oferece a empresas softwares para gerir processos de seleção e banco de currículos, atingiu a marca de 100 mil integrantes na sua página da rede profissional LinkedIn. Segundo a empresa, trata-se do maior grupo do Linkedin Brasil. Ao todo, a VAGAS mantém uma base de 700 mil pessoas conectadas às suas páginas nas principais redes sociais, que incluem Twitter, Orkut e Facebook, além do LinkedIn.
"Esses números mostram que as pessoas nos enxergam como fonte de informação em carreira e emprego", diz Luís Testa, gerente de vendas da VAGAS Tecnologia. Segundo ele, cada rede possui um público específico, o que requer estratégias diferenciadas, de acordo com o perfil e a necessidade do candidato e do empregador.
O executivo avalia as redes sociais como uma extensão do candidato a uma vaga de emprego, auxiliando o recrutador a conhecer a pessoa além do currículo. "Nosso trabalho nessas plataformas tem ajudado a diminuir a distância entre o candidato e a empresa", diz ele.
A primeira experiência da VAGAS no ambiente de mídias sociais começou no Orkut, onde a empresa criou comunidade destinada a debater assuntos relacionados à carreira. Em 2009, a plataforma estreou no microblog Twitter, e hoje conta com mais de 54 canais, divididos de acordo com regiões e área de atuação, contabilizando mais de 500 mil seguidores. "No twitter o @vagas é o maior canal de carreiras do mundo. É o nosso principal meio de contato com os candidatos", diz Testa.
A atuação da VAGAS Tecnologia está focada no desenvolvimento e licenciamento do software VAGAS E-Partner. A empresa também controla o site vagas.com.br, que oferece serviços gratuitos para candidatos. De acordo com a empresa, o sistema administra em torno de 55 milhões de currículos e é acessado diariamente por cerca de 300 mil pessoas, gerando tráfego mensal médio de 103 milhões de page views.