Com mais de quatro mil profissionais e 400 empresas de desenvolvimento de software, Maringá e região vem se consolidando como um grande polo regional em Tecnologia da Informação. Neste cenário, um grande destaque é o ecossistema de startups, que vem crescendo em ritmo acelerado, segundo levantamento realizado pelo Sebrae Paraná em parceria com a Software by Maringá, entidade de reúne mais de 100 mais empresas de TI, startups e profissionais autônomos.
De acordo com Bruno Aldana, consultor do Sebrae Paraná, nunca foram feitos tantos atendimentos a empreendedores envolvidos na criação de startups em Maringá e região quanto no ano passado. O órgão foi procurado para orientar o desenvolvimento de 122 novos projetos. "Estimamos chegar a 250 atendimentos a empreendedores envolvidos com startups até o fim de fevereiro", destaca.
Hoje o Sebrae contabiliza, no total, 209 projetos atendidos com 507 pessoas envolvidas na criação de startups. Estes números mostram que as iniciativas se proliferam num ambiente favorável, como o que se encontra na cidade e região. Mas quantidade nem sempre é qualidade e outros dados do órgão revelam que a "terra vermelha" é fértil também quando se planta tecnologia. Dos 209 projetos atendidos, 155 estão ativos e em desenvolvimento, mas 44 foram formalizados, ou seja, em plena produção, e oito projetos já recebem investimentos de fundos ou aceleradoras nas áreas de Agrotech, Health Tech, Sustentabilidade, Energia e Comunicação.
O empreendedor no norte do Paraná em números:
O empreendedor de startup da cidade tem em média 31 anos;
84% homens e 16% mulheres;
41% já empreenderam em algum momento anterior;
As 3 principais áreas dessas startups hoje são: Varejo, Saúde e Logística/Transporte;
57% dos negócios são para clientes PJ (B2B);
94% desses empreendedores envolvidos são graduados ou graduandos;
Para Rafaela Campos, presidente da Software by Maringá, os números mostram o resultado positivo de um trabalho conjunto de todo o ecossistema de TI para fomento das startups. "No ano passado, por meio de uma parceria entre Armazém Digital, Sicoob e Software by Maringá, lançamos a EVOA, primeira aceleradora de startups de Maringá e região, totalmente sem fins lucrativos. O projeto, tem como propósito preparar, apoiar e desenvolver empresas com potencial de crescimento exponencial para que possam receber os primeiros investimentos e assim, decolar globalmente", explica.
"Queremos apoiar as startups e consolidar Maringá e Região como um dos quatro principais polos de TI do Brasil até 2020, sendo referência como um Ecossistema de Inovação", declara.
A Software by Maringá realiza encontros periódicos de empresários, promove a capacitação das empresas e dos profissionais de TI e trabalha a articulação dos demais atores do ecossistema de TI.