Custo da educação afasta estudantes do mercado de tecnologia, diz IBM

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No Brasil, estudantes e profissionais em transição de carreira ou em busca de um novo emprego querem exercer funções relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) em diferentes indústrias, mas a maioria afirma que não está familiarizada com as opções de carreira. Ao mesmo tempo, cursos online e certificações digitais surgem como uma oportunidade enquanto planejam buscar novos empregos neste ano.

Estas foram algumas das descobertas globais de um novo estudo da IBM, conduzido pela MorningConsult, realizado com mais de 14 mil entrevistas com estudantes e profissionais que estejam em transição de carreira ou em busca de um novo emprego em 13 países, incluindo o Brasil.

"O estudo mostra que ainda existe uma falta de conhecimento das pessoas sobre como adquirir habilidades em STEM e seguir uma carreira nessa área", afirma Victor Piotto, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM Brasil. "Acreditamos que é nosso papel, como empresa de tecnologia e consultoria, democratizar o acesso a esse conteúdo para apoiar os brasileiros nesse caminho e oferecer capacitação gratuita para formar futuros talentos".

No Brasil especificamente, outras descobertas do estudo incluem:

Existem desafios em relação à capacitação STEM no Brasil

• 60% dos profissionais em busca de um novo emprego e 67% dos que estão em transição de carreira acham que não estão qualificados para trabalhar em um emprego na área de STEM porque não possuem os diplomas acadêmicos adequados;

• 63% dos entrevistados se preocupam com o custo de obtenção de certificações digitais;

• Ser capaz de continuar trabalhando enquanto obtém certificados é importante para quem está mudando de carreira;

• Globalmente, a maior barreira para o desenvolvimento de habilidades profissionais ou técnicas para os alunos é que eles não sabem por onde começar.

Estudantes e profissionais no Brasil estão planejando fazer uma mudança

• Mais de 90% dos entrevistados se sentem confiantes em desenvolver habilidades ou aprender algo novo em um programa online;

• Mais de 59% dos entrevistados estão interessados em trabalhar em um emprego em áreas de STEM.

No Brasil, o conhecimento sobre as funções STEM é baixo e muitos estão preocupados com a remuneração

• A maioria dos entrevistados no estudo tem pouca ou nenhuma familiaridade com trabalhos STEM;

• Muitos entrevistados não têm certeza de quais carreiras são consideradas um trabalho em STEM;

• Mais de 70% das ações acham que não conseguirão encontrar um emprego STEM que pague o suficiente;

• Mais de 64% acham que há menos empregos STEM em localizações próximas do que em outros locais.

Os brasileiros estão otimistas de que as funções STEM continuarão a aumentar e as certificações são boas para buscar essas oportunidades

• Quase oito em dez acham que os empregos STEM em todos os setores vão crescer na próxima década;

• O custo é o fator mais importante quando se pensa em desenvolver habilidades e obter certificados digitais;

• Mais de oito em cada dez que obtiveram uma certificação digital concordam que foi útil para alcançar seus objetivos de carreira;

• 78% acham que as certificações digitais são uma boa maneira de complementar a educação tradicional.

Investir no futuro do trabalho

Com uma abordagem ampla para investir no futuro do trabalho, a IBM apoia estudantes e os ajuda a desmistificar conceitos sobre a tecnologia e as carreiras em STEM. IBM SkillsBuild oferece capacitação gratuita de tecnologia disponível em todo o mundo, com foco em comunidades sub-representadas em tecnologia. Ao colaborar com várias organizações, a IBM continua avançando em seu compromisso de capacitar 30 milhões de pessoas globalmente até 2030.

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