A partir da próxima segunda-feira (20/3), o governo de Santa Catarina, através do Centro de Informática e Automação (Ciasc), começa a receber as empresas de tecnologia da informação daquele estado interessadas em participar das demonstrações de suas soluções. O Ciasc, empresa de tecnologia do governo, quer saber o que a iniciativa privada do setor dispõe para a informatização da administração pública estadual, tanto no Executivo quanto em suas secretarias.
O anúncio do projeto foi feito para empresários da Grande Florianópolis pelo diretor-presidente do Ciasc, Fábio Carpes, durante o almoço com empreendedores promovido pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Santa Catarina (Sucesu/SC). ?Ao assumir o Ciasc, meu posicionamento foi de sempre defender e valorizar as empresas catarinenses de tecnologia da informação. Isso pelo fato de nosso estado ser referência no país pelo desenvolvido pólo tecnológico.? Para ele, o projeto será uma grande oportunidade para as empresas ofertarem suas soluções.
A iniciativa do Centro de receber as empresas partiu de um acordo entre o órgão e o Conselho das Entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação de Santa Catarina (Cetic/SC). ?Nosso estado é hoje um centro de excelência nacional no desenvolvimento de soluções tecnológicas, mas muitas vezes não consegue espaço aqui mesmo para aplicar essa tecnologia?, aponta Heitor Blum S.Thiago, presidente do Cetic.
Segundo Luiz Fernando Capela, assessor de atendimento e negócios do Ciasc, o projeto é inédito no estado. ?É a primeira vez que o Centro irá convidar e receber as empresas para que elas possam conversar conosco e demonstrar suas soluções.? A intenção, segundo ele, é atender todas as regiões do estado sem privilegiar nenhum pólo. ?Essa é uma das metas de toda a administração estadual, inclusive no Ciasc: descentralizar todas suas ações de desenvolvimento?, aponta.
Ele informa que um grupo de técnicos do Centro irá avaliar as empresas e, após a rodada de reuniões, juntamente com o Executivo e suas secretarias, será feita a seleção das prioridades do governo, a definição dos requisitos técnicos das soluções para contratação. Em seguida, se dará a abertura das licitações para que as empresas possam participar e concorrer. As visitas ao órgão deverão ser realizadas até o fim do ano.
O contato poderá ser feito com os assessores Luiz Fernando Capela pelo telefone (48) 3231-1146 e e-mail capela@ciasc.gov.br, e Benta Moreira de Farias, no (48) 3231-1286 ou benta@ciasc.gov.br.