Membros do governo debatem tecnologia em evento da Microsoft

0

Mais de 200 líderes de governo da América Latina, Canadá e Estados Unidos, entre eles 20 brasileiros, estiveram reunidos em Washington DC durante o Fórum para Líderes de Governo das Américas, promovido pela Microsoft. O objetivo do evento, que se encerrou nesta quarta-feira (15/3), foi discutir estratégias para uso da tecnologia da informação como instrumento de desenvolvimento social e econômico e de diminuição das diferenças.

A delegação brasileira foi composta por parlamentares, representantes do Poder Executivo e educadores, e teve como palestrante Wagner José Quirici, presidente do Serpro, que participou da mesa-redonda ?Melhorando a Segurança em um Mundo Conectado?. Ele contou a experiência do Serpro e ressaltou a importância que a organização historicamente tem dado ao tema. ?O Serpro sempre encarou a segurança como um fator crítico de sucesso. Foi pioneiro na implantação de políticas de proteção de dados, que têm sido atualizadas constantemente?, afirmou.

Quirici ressaltou também a participação da Microsoft nos esforços da instituição, como o convênio firmado no ano passado para a melhoria na capacidade de respostas em casos de ataque e o recente acordo com a Microsoft e a Universidade de Brasília (UnB) para o desenvolvimento de aplicações seguras. Como exemplo do sucesso das iniciativas da instituição, o presidente do Serpro citou as declarações eletrônicas de ajuste do Imposto de Renda, que neste ano devem chegar a 22 milhões. ?Isso representa a confiança do cidadão no programa de governo eletrônico no Brasil.?

Além das palestras, o fórum é uma oportunidade para os participantes trocarem experiências e conhecerem projetos de sucesso vindos dos diversos países participantes. ?Esse evento aborda questões como a necessidade da inclusão digital, a importância da cooperação entre empresas privadas, instituições não-governamentais e os governos para criar mecanismos para o desenvolvimento na América Latina, e em especial no Brasil, por meio da tecnologia da informação?, afirma o deputado federal Marcelo Barbieri (PMDB-SP), um dos integrantes da delegação brasileira.

O deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) ressaltou a importância da discussão sobre governança eletrônica ?Temos muitos avanços nesse campo, e o governo de São Paulo foi citado no evento como um dos exemplos?, disse. ?Com a governança eletrônica, ganha-se nas duas pontas: ela ajuda tanto no aumento da receita quanto na redução de despesas.?

Outro palestrante brasileiro foi Antonio Lafranchi, chanceler e presidente da Universidade Norte no Paraná (Unopar). Ele apresentou suas idéias nesta quarta-feira nos debates sobre ?Sociedade do Conhecimento: Tecnologia da Informação para o Crescimento e a Prosperidade?.

A programação para a delegação brasileira teve início na manhã de terça-feira com uma apresentação do vice-presidente da Microsoft para a América Latina, Eugenio Beaufrand. ?Queremos trocar informações, aprender com suas experiências, dividir as melhores práticas para o uso da tecnologia em benefício de nossos países e de nossas sociedades?, disse o executivo aos convidados.

Beaufrand explicou também duas das principais iniciativas da Microsoft para auxiliar no processo de inclusão digital e desenvolvimento social e econômico. Um deles, o programa Parceiros na Aprendizagem, que tem por objetivo utilizar a tecnologia da informação como transformadora do processo de capacitação em escolas da rede pública. E o outro, o programa Potencial Ilimitado, que visa diminuir a exclusão digital por meio da criação de centros de acesso a internet e treinamento tecnológico em comunidades menos favorecidas. Em conjunto, as duas iniciativas, segundo a Microsoft, deverão beneficiar mais de 6,5 milhões de brasileiros até o fim da década.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.