A Receita Federal editou nesta segunda-feira (14/03) portaria que acaba com o uso de papel nos processos para os contribuintes que possuírem certificação digital. Os documentos vão passar a ser apresentados eletronicamente. A novidade foi anunciada pelo secretário-adjunto da Receita Federal Paulo, Ricardo de Souza Cardoso.
Com a edição da medida, os contribuintes com certificado digital poderão entregar documentos, peticionar, apresentar pedidos, recibos, tudo de forma eletrônica. De acordo com o secretário, pelo menos 10 mil empresas já dispõem dessa tecnologia no país e serão beneficiadas pela mudança.
Cardoso disse que as facilidades valerão também para as pessoas físicas que tiveram feito a certificação. Os contribuintes terão uma caixa postal junto à Receita e poderão receber e enviar mensagens, além de documentos, eletronicamente.
Os certificados podem ser solicitados em qualquer uma das autoridades certificadoras da Receita Federal. Além do Serpro, Serasa e da empresa CertiSign, os contribuintes podem procurar os bancos para obter o e-CPF para pessoas físicas e o e-CNPJ para as empresas.