A fornecedora de serviços de TI BRQ, em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba (RJ), realizou na quinta-feira (15/3) o lançamento do curso de capacitação de jovens em linguagem de programação na plataforma web. O evento, que contou com a presença dos pais dos alunos selecionados e autoridades, foi apresentado o formato do treinamento. O projeto faz parte de uma parceria da BRQ com a Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (Brasscom), e conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Para que fosse viabilizado, foi necessário que a Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Tecnologia da Informação (SICTI), firmasse parceria com a BRQ, no sentido de treinar e capacitar os jovens.
Além de Mangaratiba, a BRQ iniciou o mesmo projeto na cidade de Curitiba (PR) com mais de 50 vagas. Para o curso de capacitação em Mangaratiba foram aplicados exames de seleção via internet em mais de cem candidatos, dos quais 66 foram aprovados e 55 selecionados. As provas tiveram duração de 34 minutos e avaliaram habilidades psicotécnicas, raciocínio lógico e matemático. Para a realização do processo de seleção dos alunos, a BRQ contou com a colaboração dos telecentros comunitários de Mangaratiba.
As aulas serão ministradas a distância (e-learning), via internet, onde os alunos poderão acessar a página do treinamento em qualquer lugar e em qualquer horário. Durante um dia da semana haverá aula presencial, via chat, com os instrutores da Brasscom, para que as turmas recebam orientações e possam tirar suas dúvidas. Além disso, os alunos também terão a possibilidade de contato com os instrutores através de e-mails e telefone. O curso terá duração de 12 meses e ao final do mesmo a BRQ fica na obrigação de contratação de um mínimo de alunos formados em cada turma.