A McInternet, parceria entre o banco Itaú, HP e McDonald's, e a Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) anunciaram um acordo para divulgar os serviços oferecidos pelo Telecentro de Informações e Negócios (TIN).
O telecentro é uma ferramenta que oferece informações, serviços e oportunidades de negócios, visando o fortalecimento das condições de competitividade das micro e pequenas empresas no país e o estímulo à criação de novos empreendimentos. Serve como um instrumento para aproximar os empresários, as instituições públicas e privadas, as organizações não governamentais e a sociedade em geral.
Pela parceria entre a McInternet e o MDIC, micro e pequenas empresas de todo o país terão acesso aos conteúdos oferecidos pelos telecentros por meio de uma conexão de alta velocidade em mais de 2 mil computadores da McInternet, localizados em cerca de 500 restaurantes da rede McDonald's. Os usuários também terão apoio de funcionários treinados para orientar a navegação no site do Ministério do Desenvolvimento.
"A McInternet é um espaço importante para divulgarmos o programa telecentros, em função do enorme fluxo de pessoas que passam diariamente pelos restaurantes e, também, por pertencer a uma empresa do porte do McDonald's", afirma o secretário de tecnologia industrial do MDIC, Jairo Klepacz.
Atualmente, mais de 60% dos pequenos empresários brasileiros não têm informações básicas sobre internet e a maioria dos escritórios não possui computadores, segundo dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O segmento de pequenas empresas representa cerca de 98% das empresas em funcionamento no país e aproximadamente 80% da força de trabalho. Na McInternet, essas empresas terão link direto ao telecentro, onde poderão levantar informações sobre como formalizar um negócio, obter documentos, legislação, financiamentos, entre outros.
"Nosso objetivo é facilitar o acesso de microempresários a todo tipo de informação que possa facilitar a formação, o desenvolvimento e o crescimento das empresas", diz Leonardo Gentil, diretor de novos segmentos do McDonald's Brasil.
Com a parceria entre a McInternet e o Ministério do Desenvolvimento, o TIN atingirá a marca de três mil pontos de acesso ? hoje são 1,4 mil telecentros no país.