A Microsoft está negociando a compra da Tellme Networks, fornecedora de tecnologias de reconhecimento de voz, numa transação estimada em US$ 800 milhões. A aquisição faz parte da estratégia da empresa para ampliar seu portfólio de serviços de voz e acrescentar o recurso à sua gama de serviços on-line e softwares, de acordo com notícia publicada nesta terça-feira (12) pelo The Wall Street Journal.
Segundo o jornal americano, a Microsoft pode assinar o acordo já nesta semana, com base em informações de fontes próximas da empresa. O presidente da divisão de negócios da Microsoft, Jeff Raikes, afirmou em conferência que adicionar voz aos produtos é uma extensão natural da estratégia da companhia de acrescentar interfaces naturais do homem ? como o toque e o reconhecimento da fala ? no ambiente computacional. "Nós realmente vemos a voz como algo que tem uma capacidade universal de ampliar o potencial da computação", disse ele. "Vemos isso como uma interface importante para a experiência do usuário."
A tecnologia da Tellme é utilizada ainda em centrais de resposta audível (URAs), utilizadas em serviços de call center para atendimento aos clientes. Outra aplicação é o uso de sistemas acionados por voz e que permitem aos usuários consultar informações na internet.
Os termos do acordo, que deve estar finalizado até o segundo trimestre, não foram revelados pelas duas companhias. Os 320 empregados da Tellme continuarão a atuar na sede da companhia na Califórnia, como parte da divisão de negócios da Microsoft.