Pesquisa revela que segurança de TI não é prioridade para PMEs

0

Uma pesquisa encomendada pela McAfee e o MessageLabs ao instituto de pesquisas IDC revela que a maioria das pequenas e médias empresas acredita que uma violação da segurança de TI seria prejudicial ao negócio, embora apenas 8% dos entrevistados tenham afirmado que a melhoria da segurança de TI é uma prioridade.

O estudo mostra também que o medo de uma ameaça à segurança de TI, como um vírus de e-mail, por exemplo, aflige 80% dos entrevistados. Mas, apesar de compreenderem claramente o potencial de risco e seu efeito sobre os negócios, a maioria das pequenas e médias empresas adota uma postura reativa, enfrentando as ameaças depois que elas aparecem.

A pesquisa confirmou que as empresas se dedicam mais a manter os negócios em funcionamento do que a se preparar estrategicamente para as ameaças futuras. Segundo a IDC, 39% mantêm atualizadas as soluções de segurança, 38% se mantêm informadas sobre as novas ameaças e 33% tem como preocupação manter os custos em um nível reduzido.

Embora não seja uma prioridade de negócios, os responsáveis pela área de TI das pequenas e médias empresas prevêem um grande crescimento nos gastos em segurança de TI nos próximos 12 meses. Mais de 90% afirmam que dedicarão mais recursos à segurança de TI neste ano, um aumento de 20% em relação a 2006.

A pesquisa também abordou questões como terceirização de TI e conectividade. Atualmente, conforme a IDC, menos de um terço das empresas entrevistadas delega integral ou parcialmente sua infra-estrutura ou suas operações de TI a uma empresa externa de serviços de TI. Na questão conectividade, o estudo revelou que as pequenas e médias empresas dependem cada vez mais da web para suas comunicações, para a eficiência das suas operações e atingirem seus objetivos de negócios. Do total de entrevistadas, 90% afirmaram utilizar a internet para atingir seus objetivos comerciais e cumprir as prioridades de negócios. 87% consideram o e-mail sua principal ferramenta de comunicação. E o principal: elas gastam pelo menos 40% do seu dia com acesso ao e-mail e internet.

A IDC entrevistou 450 executivos de empresas de pequeno e médio porte, que possuem entre 80 e 250 funcionários nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.