Secretarias repassarão recursos para empresas que desenvolvem projetos tecnológicos

0

As secretarias e outras instituições estaduais da área de ciência e tecnologia vão atuar como agentes de uma política nacional de distribuição de recursos para pesquisas no setor. Os 17 convênios que viabilizarão essa atuação foram assinados na quinta-feira (15/3) pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, na abertura do Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Pelos termos dos acordos, as secretarias e instituições estaduais serão responsáveis pelo repasse de um total de R$ 150 milhões para empresas que desenvolvem projetos tecnológicos. ?É uma doação do governo para as empresas. Mas isso não será feito de qualquer maneira. É preciso que as empresas apresentem um projeto de pesquisa e desenvolvimento de um produto novo, que esteja priorizado na política industrial e tecnológica?, explicou Rezende.

De acordo com o ministro, os convênios assinados vão permitir que os recursos sejam distribuídos de forma descentralizada e de acordo com as necessidades regionais. Rezende salientou durante discurso na abertura do evento que ?os estados devem procurar nas suas estruturas a melhor forma para realizar o desenvolvimento tecnológico e buscar parcerias locais estratégicas, a fim de simplificar a relação de dependência com o governo federal".

O ministro observou que o Brasil tem um sistema com quase cem mil doutores e que tende a crescer de maneira pujante com a participação dos estados. Ele destacou também a mudança de visão que os empresários e a comunidade brasileira têm hoje sobre a importância da ciência e tecnologia para o futuro do país. "Por isso, os estados devem contribuir para que esse momento seja produtivo e favorável", disse.

O evento, que prossegue até esta sexta-feira (16/3), debate as políticas públicas e a atuação dos estados na composição do Sistema Nacional de Ciência & Tecnologia.

Com informações do MCT e da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.