Os gastos das empresas com tecnologia da informação devem registrar um cescimento médio de 10,6% neste ano, na comparação com 2009, para a taxa anualizada de R$ 56,1 bilhões, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 15, pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF).
Pesquisa realizada pela ISF com 1.140 empresas no Brasil mostra que 63% delas pretendem elevar o orçamento em TI neste ano, contra apenas 12% que disseram que reduzirão os investimentos em TI. O ISF ressalta que este patamar de avanço é o mesmo registrado nos cinco antes anteriores à crise financeira.
No ano passado, o crescimento médio dos investimentos das empresas em TI foi de apenas 2,4%, segundo a empresa de pesquisas. O diretor de pesquisas do ISF, Ivair Rodrigues, salienta que este ano será muito bom para os fornecedores de infraestrutura. Ele destaca, ainda, a virtualização (não apenas de servidores) como o destino de boa parte dos investimentos. "O principal motivo para a utilização da virtualização é a uniformização, centralização e simplificação da gestão da infraestrutura de TI", analisa.
O analista mencionou também como oportunidades para este ano o aumento do nível de terceirização, consolidação do ERP e melhoria da gestão em telecomunicações. Rodrigues frisa que a adequação ao SPED e nota fiscal eletrônica, que foi o segundo maior projeto em 2009, continua como desafio para este ano.
- Brasil