Indústria de chips atinge maior nível de lucratividade em 9 anos

0

Apesar da forte retração nas vendas no ano passado, em decorrência da crise financeira mundial, os fabricantes mundiais de chips encontram-se no melhor momento dos últimos nove anos em termos de lucratividade, de acordo com a consultoria iSuppli. Ela atribui esse desempenho ao maior controle de custos, capacidade e posição competitiva da empresas do setor.
O lucro operacional dos fabricantes cresceu para 21,4% no quarto trimestre de 2009, o maior índice desde o quarto trimestre de 2000, quando havia registrado 24,7%. A consultoria observa que a lucratividade do setor no ano passado cresceu após atingir um nível negativo de 5,3% no primeiro trimestre do ano.
De acordo com a iSuppli, o aumento da lucratividade foi impulsionado tanto pela recuperação da economia mundial quanto da própria indústria, como pelas mudanças estruturais promovidas pela indústria de semicondutores de modo geral. "As empresas do setor reagiram rapidamente e agressivamente para amenizar os efeitos da crise financeira, reduzindo os custos e elevando o fluxo de caixa", afirmou Derek Lidow, presidente e CEO da iSuppli, ressaltando que essas alterações permitiram às companhias equilibrar a produção, evitando situação de superprodução e, assim, conseguiram recuperar os preços e aumentar a lucratividade.
Segundo a iSuppli, após recuar 5,4% no primeiro trimestre, os preços dos chips se equilibraram no segundo trimestre e posteriormente tiveram expansão de 2,2% e 2,7% no terceiro e no quarto trimestres, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.