A retomada da economia mundial deve ajudar o mercado de serviços de tecnologia da informação nos próximos anos. Levantamento do Gartner revela que 85% das empresas em todo o mundo afirmam que pretendem aumentar ou manter os gastos com serviços terceirizados de TI depois que a situação financeira mundial se estabilizar.
Das 1.073 empresas ouvidas pela consultoria durante novembro e dezembro do ano passado, 76% disseram estar otimistas quanto ao tempo que a economia mundial levará para se recuperar da crise. Segundo o Gartner, o número indica que a maioria das empresas já planeja aumentar os gastos com outsourcing de TI.
No entanto, a consultoria adverte as empresas a ter cuidado com os serviços que contrata. Em um outro levantamento, também realizado em dezembro do ano passado pelo Gartner, foi apontado que, até 2012, os servidores virtualizados serão 60% menos seguros do que os servidores físicos que eles substituem, sendo que, até o fechamento da análise, apenas 18% dos planos de virtualização de servidores haviam sido concluídos.
Na opinião da vice-presidente e analista de pesquisas da consultoria, Allie Young, as companhias devem ficar atentas aos passos do mercado de serviços, amplamente movimentado por virtualização. "Sem dúvida, o período de recuperação econômica vai trazer benefícios para todos, principalmente para os setores de serviços, porém, os contratantes de outsourcing de TI devem estar atentos a um mercado ultracompetitivo, ainda com muitos participantes e no qual nem todos trabalham de acordo com as regulamentações", alerta Allie.
- Terceirização