A maior parte das empresas na América do Norte e na Europa está ciente de que o baixo desempenho dos aplicativos na computação em nuvem causa impacto direto na receita, de acordo com pesquisa encomendada à consultoria Vanson Bourne pela Compuware, fabricante de software de gerenciamento de aplicações.
O levantamento revela que as empresas norte-americanas estão perdendo em média US$ 1 milhão por ano por conta da fraca performance de seus aplicativos baseados na nuvem. Já na Europa, a cifra ultrapassa US$ 750 mil.
O estudo também revela que as companhias estão atrasando a implantação da nuvem devido a preocupações com desempenho, e acreditam que os acordos de nível de serviço (SLAs) para aplicativos em nuvem devem ser baseados na experiência real do usuário final, e não apenas nas métricas de disponibilidade do provedor de serviços.
"Os resultados da pesquisa mostram que a habilidade de monitorar e medir esses novos SLAs orientados pelas empresas será uma necessidade crucial. O desempenho na nuvem requer uma solução integrada de gestão de desempenho de aplicativos que oferece aos clientes uma visão única e completa de toda a cadeia de entrega", ressalta Richard Stone, gerente de soluções de cloud computing da Compuware.
Para a pesquisa, a Vanson Bourne entrevistou 300 diretores de TI na Europa de grandes corporações com mais de mil funcionários – cem diretores do Reino Unido, cem da Alemanha e cem da França.
- Cloud