A HP anunciou que aumentará o dividendo trimestral a ser pago aos acionistas em 50%, para US$ 0,12 por ação. O acréscimo passa a valer assim que o conselho de administração da companhia declarar o início do próximo dividendo, em maio. A empresa tem hoje 2,2 bilhões de papéis em circulação no mercado de capitais.
O anúncio vem junto à primeira aparição pública importante do novo executivo-chefe (CEO) da HP, Leo Appotheker, que está no cargo desde o fim do ano passado, quando deixou a alemã SAP. O executivo declarou na segunda-feira, 14, que o foco principal de sua gestão será o fornecimento de software e serviços na nuvem, como parte da estratégia para elevar a margem de lucro da gigante americana de TI.
Segundo Appotheker, que falou na abertura de um evento da HP realizado em São Francisco, nos Estados Unidos, os planos de investir em cloud computing não são parte de uma reinvenção, mas de uma evolução da companhia. Ele afirmou que a HP tem áreas muito fortes, como venda de computadores e equipamentos, mas também tem outras que "precisam de ajuda".
O negócio de computadores da HP, embora represente 32% da receita total da empresa, atingiram margem de 6,4% no último trimestre fiscal. A área de software, por outro lado, apresentou margem de lucro de 17,6%, apesar de responder por apenas 3% da receita total.
Appotheker adianta que a estratégia usada para expandir as operações de software da companhia será aproveitar a entrada de seus hardware em grandes empresas para fornecer programas atrelados aos equipamentos, como software de segurança e análise de negócios. Na opinião do executivo, a HP tem uma extensa carteira de clientes de grande porte, que serve de trampolim para que ela chegue a outros mercados.
Ciente da dificuldade de enfrentar fornecedores tradicionais do mercado corporativo, como Oracle, SAP, IBM e Microsoft, o CEO aventa a possibilidade de adquirir outras empresas num futuro próximo. Com informações do New York Times.
- Evolução