Tragédia no Japão eleva preços de chips no mercado mundial

0

O terremoto e o tsunami que devastaram a costa japonesa na última sexta-feira, 11, devem provocar uma considerável escassez de componentes eletrônicos no mercado mundial, como chipset e de memória, o que, por tabela, elevará os preços dos produtos, segundo análise da IHS iSuppli.
A consultoria avalia que, embora haja poucos relatos sobre a intensidade do desastre na estrutura das fábricas das empresas japonesas de componentes eletrônicos, as constantes quedas de energia, a destruição de boa parte da infraestrutura de transporte e os riscos de radiação, resultantes das explosões na usina nuclear de Fukushima, levaram diversas empresas, como Sony, Fujitsu, Toshiba, entre outras, a paralisarem a produção.
A medida deve afetar o abastecimento e, por esse motivo, elevar os preços dos componentes, incluindo chips de memória NAND Flash, de memória DRAM, semicondutores, microcontroladores e telas de cristal líquido (LCD), afirma o relatório da iSuppli.
Somente os preços dos chips de memória DRAM aumentaram 7% desde sexta-feira, enquanto que os das memórias NAND Flash subiram 10%, para pagamento à vista, diz a consultoria. A Toshiba, por exemplo, que é a segunda maior fabricante de chip de memória NAND Flash, informou que sua principal planta no país terá redução de até 20% nas entregas dos pedidos feitos entre janeiro e fevereiro.
A iSuppli salienta que em razão de o Japão ser o maior fornecedor de silício para a fabricação de semicondutores, respondendo por 60% da demanda global, a tragédia impactará em preços mais altos para toda a indústria de chips.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.