A Movile anuncia investimento na fintech Zoop, uma plataforma aberta para pagamentos e serviços financeiros. O aporte de R$ 18,3 milhões, segundo a Agência Reuters, representa mais um passo na construção de sinergias entre as empresas do grupo e consequente otimização da experiência dos usuários que utilizam seus serviços, reforçando o sonho de melhorar a vida de 1 bilhão de pessoas. A Zoop ajuda as empresas a criarem soluções personalizadas de pagamento de marca branca (white label), o que significa que qualquer empresa de e-commerce, aplicativo de conteúdo ou fornecedor de soluções comerciais pode usar a tecnologia da Zoop para criar seus próprios serviços, incluindo o processamento de cartões de crédito e débito nos terminais POS.
Segundo o Relatório Mundial sobre Pagamentos de 2017, publicado pela Capgemini, o Brasil é o quarto mercado com maior volume de transações eletrônicas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da zona do euro e da China, realizando mais de 58 mil compras digitais por hora no país (Score Digital). "O mercado de pagamentos está em alta no Brasil, isso é demonstrado pelo surgimento e consolidação de empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros como a Nubank e o IPO de sucesso da PagSeguro na Bolsa de Valores de Nova York", comenta Fabricio Bloisi, CEO da Movile. "Os consumidores contam com a tecnologia para facilitar suas vidas e o setor de pagamentos não é uma exceção. Existe um enorme potencial de crescimento dentro deste setor, em toda a América Latina", acrescenta Bloisi.
Focada no mercado B2B no Brasil e impulsionada pelo surgimento de novos serviços digitais e marketplaces, a Zoop vem conquistando espaço com empresas que já estão orientadas para o mobile e também aquelas que desejam migrar para este modelo. "A Movile estava à procura de um parceiro de pagamentos que tivesse flexibilidade e tecnologia para nos apoiar em todos os nossos negócios nos mercados atuais, além de ajudar a conectar todas as nossas empresas e parceiros com uma vantagem competitiva, concentrando-se em O2O (online para offline). Além disso, ao conectar o nosso grupo de empresas, que combinado tem 150 milhões de usuários por mês, a plataforma da Zoop nos ajudará a crescer mais rápido tanto no online quanto no offline", acrescenta Bloisi.
A Zoop, que lançou em 2013 e conta com pouco mais de 50 funcionários, criou para o mercado de pagamentos e serviços financeiros algo semelhante ao que a Amazon fez para o e-commerce com o desenvolvimento da AWS (Amazon Web Services), democratizando o acesso à infra-estrutura tecnológica. "Na prática, os parceiros da Zoop podem criar suas próprias soluções usando mais de 160 APIs disponíveis e oferecer serviços financeiros de forma segura e econômica. A plataforma foi projetada e construída de forma modular, o que permite uma escalabilidade extrema e flexibilidade, ajudando clientes nos aspectos regulatórios, legais e tecnológicos de seus produtos", explica Rodrigo Miranda, CTO e co-fundador da Zoop.
Assim, a parceria com a Zoop permitirá que as empresas do grupo Movile ofereçam soluções de pagamento, o que irá reduzir os custos de transação e melhorará o fluxo de caixa. Entre algumas iniciativas de relevância está o plano para lançar o terminal POS do iFood e os novos planos com condições de pagamento flexíveis para seus restaurantes parceiros. "Implementar uma nova solução de pagamento construída com a tecnologia da Zoop está em linha com um dos nossos principais objetivos como empresa: melhorar o gerenciamento de negócios de nossos restaurantes parceiros. Os restaurantes terão, em média, um crescimento de 50% no GMV usando a nova plataforma nos três primeiros meses", diz Thomas Barth, chefe de Tesouraria e Pagamentos da iFood, e que agora assume a função de Head de Pagamentos do grupo Movile.
Em rodadas anteriores de financiamento, a Zoop já havia levantado recursos de fundos americanos como Qualcomm Ventures e Riverwood Capital, o brasileiro Darwin Capital além do mexicano Avalancha Ventures.