O crescimento exponencial do comércio eletrônico foi um dos principais desafios para o setor de logística em 2020. As operadoras precisaram repensar seus processos e adotar tecnologias modernas e robustas, com melhor performance e qualidade de informações com o objetivo de entregar uma experiência ímpar aos clientes.
As áreas de TI, principalmente das empresas de logística, tiveram que se reinventar e fazer tudo em tempo recorde. Vimos em nosso setor a expansão de centros de distribuição e novíssimas estruturas de logística inaugurados mesmo em meio à pandemia. Na FedEx, por exemplo, abrimos no Brasil sete centros logísticos em sete meses, entre eles o maior da empresa na América Latina, em Cajamar (SP), com tecnologia de ponta.
Ainda não somos capazes de prever como será 2021 para a economia mundial, mas já sabemos que os avanços logísticos continuarão a todo vapor para atender as novas necessidades do mercado, principalmente oriundas do e-commerce. A seguir, listarei algumas mudanças e tendências em tecnologia que acredito continuarem no pós pandemia.
Robôs – Será cada vez mais intenso o uso de bots inteligentes para executar atividades repetitivas. Isso reduz a probabilidade de erros e aumenta a segurança e a produtividade, oferecendo oportunidades para pessoas realizarem atividades que necessitam mais estratégia.
As RPAs (Robotic Process Automation) também melhoram a performance durante os atendimentos. Pesquisas mostram que adicionando um software RPA podemos observar uma redução de 50% em algumas áreas de serviços ao consumidor. Em uma realidade onde empresas de varejo online precisam de todo suporte de suas empresas de logística, ter um apoio rápido e fácil é de suma importância.
Cloud – A computação em nuvem tem crescido no mundo. Um estudo publicado pela BSA sobre o desempenho global da computação em nuvem mostrou que o Brasil pulou da 22ª posição, em 2016, para a 18ª, em 2018, em um ranking de 24 países que lideram o mercado de Tecnologia da Informação mundial.
Utilizar estruturas em nuvem permitem que as empresas modernizem suas plataformas e sistemas, e reduzam custos com manutenção de TI. Além disso, essa é uma tecnologia altamente confiável, pois tem altíssima disponibilidade e conectividade.
Um dos benefícios dessa tecnologia é sua escalabilidade. Data Centers em nuvem conseguem aumentar ou diminuir sua capacidade e performance, de acordo com a infraestrutura de TI ou de sistemas já existentes.
Outro ponto positivo é a sua capacidade de atualização automática. Ao contrário das estruturas físicas, que necessitam de um tempo maior e talvez envolvam diversas áreas da empresa, estruturas em cloud podem se adequar às mudanças no sistema, sem a necessidade de intervenção humana.
Segurança da informação – Plataformas em cloud estão diretamente ligadas com a questão da segurança de dados. De acordo com levantamento realizado pela Apura Cybersecurity, o número de ameaças cibernéticas aumentou 394% em 2020 em relação ao ano passado. Em tempos de home office, no qual computadores em diferentes localidades e redes de internet acessam os dados da empresa, é muito importante que sejam implementados dispositivos que assegurem a veracidade do acesso como, por exemplo, a utilização de duas chaves de verificação. As empresas devem investir em sistemas eficientes que minimizem falhas e permitam soluções rápidas para evitar que dados sigilosos vazem ou se percam.
Rastreamento inteligente – A utilização cada vez mais frequente de ferramentas que realizam rastreamento inteligente tem crescido no mercado e essa tendência deve continuar. Com informações mais precisas, esses softwares permitem que os clientes e a operadora logística saibam exatamente onde o veículo e o pacote estão graças a tecnologia de geolocalização embarcada no sistema operacional e também podem planejar a melhor rota para a entrega. Os rastreadores inteligentes também facilitam o melhor planejamento de rotas, melhorando a experiência de última milha.
Ferramentas de rastreamento também aumentam a segurança do transporte de cargas, uma questão que o setor está sempre trabalhando para melhorar. Para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a implantação dessa tecnologia, somada às ações da polícia, contribuem para a queda dos índices de roubo.
Outra característica importante é a facilidade de comunicação entre cliente e entregador, que pode ser avisado com antecedência caso o endereço final esteja indisponível, por exemplo. Isso evita que o cliente perca a tentativa de entrega e aumenta a produtividade do courier, que pode seguir imediatamente para outra entrega.
O ano de 2020 provou que a tecnologia é fator essencial para o sucesso da indústria de logística. Foi preciso agir com muita rapidez e ter experiência em montar times multidisciplinares em momentos de crise para minimizar o impacto econômico e garantir a competitividade. Se o ano passado foi o período de mudanças, 2021 será o ano da consolidação para quem quiser continuar relevante.
Thiago Birocchi, diretor de TI da FedEx Express.