O mercado de Internet das Coisas (IoT) vem demonstrando um crescimento acelerado, sendo uma das principais tendências em tecnologia para os próximos anos. De acordo com relatório da Mckinsey, o número de dispositivos conectados ao redor do mundo deve atingir 35 bilhões até 2025. Pensando nisso, a TGT Consult anunciou nesta semana a produção de um estudo inédito, que vai analisar todo o ecossistema do setor no Brasil.
O novo estudo ISG Provider Lens™ Internet of Things — Services and Solutions será realizado globalmente e, na edição inédita para o Brasil, contará com o apoio da Associação Brasileira da Internet das Coisas (ABINC) para captar informações detalhadas do setor de dispositivos conectados no Brasil.
Segundo Paulo José Spaccaquerche, presidente da ABINC, a parceria com a TGT Consult é uma forma de trazer estatísticas de IoT para o Brasil, algo ainda não feito. "O estudo vai beneficiar não só a ABINC, mas também todo o mercado de uma maneira geral, de forma bastante positiva. Decidimos apoiar, com muitos dos nossos associados sendo participantes da pesquisa, para auxiliar na precisão do processo e mostrar a realidade de IoT no país. Para que possamos avançar, primeiro é preciso entender como o setor vem se comportando, possuir um raio-x", explica.
Os relatórios devem abranger uma variedade de serviços disponíveis para organizações que desejam implantar ou expandir seu uso de tecnologias IoT, incluindo serviços gerenciados e rastreamento de ativos móveis. Com os resultados, empresas que consomem esse tipo de serviço poderão utilizar as informações dos relatórios para avaliar seus relacionamentos atuais com fornecedores, possíveis novos compromissos e ofertas disponíveis neste mercado.
David de Paulo Pereira, analista líder TGT Consult/ ISG e autor do estudo, ressalta que, desde o lançamento do Plano Nacional de IoT, muitas empresas estruturaram ótimas ofertas de serviço que vão de consultoria estratégica sobre o tema, implementação, até a gestão de serviços de IoT. "Este estudo será uma ferramenta importantíssima para quem precisa tomar decisões sobre o assunto e escolher os parceiros corretos para este pilar da transformação digital", diz.
Para garantir a implementação bem-sucedida de tecnologias de IoT, é necessário um trabalho conjunto entre consultoria, implementação e gerenciamento, permitindo identificar oportunidades e facilitar todo o processo, como revela a brochura inicial do estudo que será dividido em cinco quadrantes: Strategy Consulting, Implementation and Integration, Managed Services, Mobile Asset Tracking and Management, e Data Management and AI on the Edge.
Para participar, basta entrar em contato com a TGT Consult pelo site preencher o formulário de participação: https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens.