Post content –Nascida com propósito de descomplicar e tornar digital todo o processo de venda no mercado imobiliário, a App Facilita comemora o crescimento da empresa a partir de 2020, que contabiliza hoje mais de 600 clientes atendidos, 60 mil usuários mês em 23 estados brasileiros.
Orlando Lacerda, CTO & Co-Founder da Facilita, explica que a pandemia provocou um aquecimento do mercado, principalmente para aquisição de imóveis em condomínios, o que acabou antecipando a adoção de novas tecnologias e a transformação digital das construtoras.
"Em 2020 a empresa aumentou sua base de clientes em 40% e consequentemente o número de usuários, provocando uma intensidade no uso do App Facilita, o que trouxe problemas de escalabilidade e quedas da aplicação no momento de pico e um uptime mensal médio de 91,33%, junto com um aumento de custo de computação desproporcional, além da falta de eficiência", explica Lacerda.
Diante dessa situação, a App Facilita resolveu enfrentar o desafio de trocar a solução tradicional, que funcionava como se fossem máquinas duplicadas, processo que demorava 15 minutos para configuração, tempo que não era suficiente para aliviar a carga de pico. "Quando subia um segundo servidor, demorava quase uma hora de donwtime da aplicação e também aumentava o custo com a adição de mais máquinas virtuais, independente se fossem usadas ou não".
Projeto de migração
Para modernizar essa o ambiente de computação, a App Facilita desenvolveu um projeto em 90 dias, para suportar a escalabilidade da demanda, com apoio da Amazon Web Services (AWS), que ajudou no desenho da nova arquitetura, com a indicação de parceiros de consultoria e ações imediatas para serem implementadas antes da migração.
A primeira etapa foi criar a stack em Docker para uso da aplicação pelo Amazon Elastic Container Service (Amazon ECS) e na sequência toda a trilha de CI (continuos integration) e CD (continuos delivery), em que os próprios serviços gerenciavam os containers do Amazon ECS.
Depois da validação da nova arquitetura, com testes de escalabilidade, confiabilidade e segurança, a APP Facilita habilitou uma alteração simples no Amazon CloudFront, sinalizando que a nova origem de computação agora vinha do Application Load Balancer (ALB) que gerenciava o Amazon ECS.
A migração resultou em 65% de redução de custos médios; aumento do uptime em 99,94%; redução em 63% do tempo de publicação de projetos; diminuição do tempo de resposta em 65% (de 1.035 ms para uma média de 354 ms); tempo médio de escala diminuiu em média 83% (de 12m para uma média de 2m); média de uso da CPU caiu 57% (da média de 70% para 30% de uso da CPU).
App Facilita
Lacerda explica que o AP Facilita é uma plataforma white label, que faz toda a gestão de atendimento, disponibilidade de reservas, simulação de propostas, da assinatura digital, chegando tudo isso na palma da mão do corretor de imóveis, que é quem, de fato atende o cliente final.
"Essas informações vão para as construtoras, imobiliárias, incorporadoras e até loteadoras todas centralizadas, e no final da venda, todos os dados e documentos são enviados para o ERPs, para começar todos o fluxo de cobrança através de um único aplicativo, daí o nome App Facilita", dia o executivo.
Seus principais clientes são as construtoras, corretoras e imobiliárias que contratam a solução para seus times de vendas no modelo SaaS (software como serviço). Esses profissionais podem ser CLT ou independentes, que recebem essa tecnologia para fazer a captação de proposta digital.
Existem duas opções para aquisição. Uma delas é o Facilita Vendas, que engloba todos os recursos da plataforma; ou no modelo, white label, em que o cliente opera a solução com sua própria marca.