O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)suspendeu temporariamente o contrato assinado no ano passado com a Positivo Informática para o fornecimento de laboratórios de informática para escolas públicas urbanas, como parte do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), criado pelo Ministério da Educação para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
A decisão foi assinada pelo presidente do FNDE, Daniel Silva Balaban e publicada nesta quarta-feira, 15, no Diário Oficial da União.
Segundo o órgão, o motivo da suspensão é para avaliar mais profundamente questões técnicas dos equipamentos. O FNDE solicitou um laudo sobre a conformidade técnica dos computadores da Positivo e, assim que o resultado sair e se for constatado que eles não apresentam nenhuma anormalidade, o contrato será prontamente reestabelecido.
A Positivo foi uma das ganhadoras – a outra foi a Itautec – ganhou com uma oferta de R$ 292,78 milhões para fornecer 152 mil computadores, além de servidores de redes, monitores, teclados, mouses, impressoras, roteadores, entre outros equipamentos e acessórios, que serão instalados em 19 mil escolas públicas urbanas. Cada escola receberá oito desktops, sendo que sete deles terão dois terminais virtualizados e um, três terminais virtualizados, o que totalizará 323 mil estações de trabalhos virtualizadas – cada laboratório terá 17 desktops virtuais (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
- Acordo parado