As mídias sociais estão se tornando ferramentas importantes no dia-a-dia dos profissionais de marketing, segundo uma pesquisa da WhitePaperSource, que será apresentado durante o Social Media Success Summit 2009, que acontece a partir de 27 de maio, nos Estados Unidos.
A empresa ouviu cerca de 700 profissionais da área, dos quais 88% afirmam usar mídias sociais como ferramentas de trabalho, embora tenha constatado que 72% deles passaram a usá-las há poucos meses ou semanas.
O estudo revela ainda que as redes de relacionamento mais populares entre os profissionais de marketing são o Twitter, blogs, o LinkedIn e o Facebook, nessa ordem de preferência, e que as perguntas mais feitas pelos publicitários são: "que táticas usar", "como medir a efetividade de uma rede social" e "por onde começar".
A pesquisa também mostrou que os donos de negócios são mais propensos a usar redes sociais como ferramenta de trabalho do que os empregados – mais de 90% dos empresários afirmam usar, enquanto 81% dos profissionais de marketing que são funcionários usam. Além disso, verificou também que 92,8% daqueles que estão na faixa entre 30 e 39 anos usam mídias sociais no trabalho, sendo o grupo com maior atividade nesse setor.
Ainda de acordo com o levantamento, 64% dos profissionais de marketing nos EUA ficam conectados a redes sociais durante cinco horas ou mais por semana, enquanto 39% ficam cerca de dez horas semanais e 9,6% ficam em torno de 20 horas por semana. Além disso, constatou também que o tempo gasto em redes sociais está intimamente ligado ao tempo de uso delas como ferramentas de trabalho de marketing: os que começaram a usá-las agora são os que passam menos tempo, enquanto os que já têm experiência com redes sociais são os que passam mais de 20 horas por semana.
O estudo conclui que o marketing social vem chamando atenção dos donos de agências publicitárias e muitos já começaram a adotar essa estratégia de negócio pela exposição que traz: 81% dos donos de agências afirmam que as redes sociais deram mais visibilidade a seus negócios, tanto no que diz respeito ao aumento da audiência de suas campanhas quanto da carteira de clientes.
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