A Mercedes-Benz apresentou numa Live nesta terça-feira, 14, os avanços tecnológicos que vem acumulando sistematicamente com a aplicação de conceitos da Indústria 4.0 nos serviços que entrega ao mercado. O destaque foi o lançamento dos produtos Fleetboard powered by Sascar, solução de segurança para caminhões e carga do Fleetboard, numa parceria com a Sascar; Garantia Estendida, seguro adicional para caminhões oferecido pelo Banco Mercedes-Benz; bem como a demonstração da experiência dos clientes do Mercedes-Benz Uptime.
Durante o encontro virtual, foram apresentados números que confirmam a expansão da contratação de serviços como Mercedes-Benz Uptime e Fleetboard, como também o crescimento da participação de clientes em pesquisas de experiência de marca por meio de canais como WhatsApp. Além disso, a Empresa enfatizou os ganhos para o cliente gerados pela utilização de Óculos de Realidade Virtual na assistência técnica e também de Apps que facilitam o dia a dia do motorista.
Conceitos da Indústria 4.0
"Saímos na frente e avançamos muito nessa nova era da indústria. Inovamos com a Fábrica 4.0, com Caminhões 4.0 como o Novo Actros e com Serviços 4.0 para um Cliente que também é cada vez mais 4.0, mais digital e conectado, e mais profissional", diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "Um cliente antenado com as novidades e que conhece muito bem os benefícios que as tecnologias podem agregar ao dia a dia do caminhão e do motorista, bem como para a gestão de sua frota no transporte e logística. Ou seja, mais uma vez, trazemos soluções para as demandas do mercado, seguindo o compromisso As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz".
Segundo Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, "toda a indústria precisa se reinventar e inovar a cada dia e nossa Empresa vem trabalhando intensamente para acompanhar essa grande transformação tecnológica. Estamos falando de uma série de inovações baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital, Internet das Coisas e automatização, que trazem mais disponibilidade, conveniência, segurança e rentabilidade aos nossos clientes".
"Para o motorista, estamos garantindo ainda mais recursos e interatividade, para que ele desfrute com muita conveniência da conectividade com o gestor da frota, com a sua empresa, com o cliente que receberá sua carga e até com as suas relações pessoais e familiares", diz Silvio Renan. "É a conexão dinâmica entre o motorista, o caminhão, os nossos serviços e a operação do cliente. Nossos times da Fábrica e dos Concessionários estão na retaguarda para garantir melhores resultados para quem está lá na ponta fazendo o transporte de carga e de passageiros".
Parceria com Sascar na oferta de serviço de segurança para carga e caminhão
A Mercedes-Benz e a Sascar acabam de anunciar parceria para gestão de risco de caminhões e de cargas no mercado brasileiro. Esta modalidade de prestação de serviços, agregada ao sistema de gestão de frota Fleetboard, já está disponível para os extrapesados e, em breve, será estendida para toda a linha de caminhões Mercedes-Benz.
"Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle", diz Roberto Leoncini. "Agora, agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de 20 anos e é líder deste setor na América Latina".
No primeiro trimestre deste ano, a Mercedes-Benz registrou um total de 1.243 caminhões ativados com os serviços do sistema de gestão de frota Fleetboard, sendo 80% de modelos extrapesados, o que resulta em 40% de participação de mercado. O volume de vendas do Fleetboard alcançou nos primeiros meses deste ano um crescimento de 11% em relação a 2020.
A Rede de Concessionários Mercedes-Benz já iniciou as vendas da nova solução de segurança para carga e caminhões, o Fleetboard powered by Sascar. O primeiro cliente foi a STP Log, empresa de logística de Goiânia, cujo contrato deve alcançar 100 caminhões Actros monitorados.
Mais de 1.000 caminhões ativados com Mercedes-Benz Uptime
Disponível para o Novo Actros, o Mercedes-Benz Uptime criou um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva no País, como também de relacionamento e assistência técnica entre a Mercedes-Benz e seus concessionários com os clientes da marca. A inteligência de dados avisa o motorista e o gestor da frota, por meio da conectividade, sobre qualquer necessidade de manutenção.
Com aproximadamente 150 concessionários aderidos ao programa, já são mais de 1.000 caminhões ativados com o Mercedes-Benz Uptime em 725 clientes, com registro de 25 casos de breadkown evitados. São mais de 100 contatos realizados com clientes, envolvendo 71 ocorrências para manutenções preventivas e 285 para corretivas. Em termos de informações transmitidas aos frotistas, foram 2.160 dados solicitando a intervenção do cliente e mais de 300 mensagens para conhecimento.
Alguns concessionários estão replicando o conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação. Por meio do projeto "Conectados", eles criaram "mini-torres de controle" em suas revendas para oferecer os serviços do Mercedes-Benz Uptime e do Fleetboard aos seus clientes, agregando mais valor à prestação de serviços de manutenção. São 17 dealers já envolvidos e mais de 350 clientes conectados.
Realidade Aumentada agiliza os trabalhos de manutenção
Técnicos de concessionários Mercedes-Benz já podem dispor de óculos de Realidade Aumentada (RA) para realizarem diagnósticos de forma mais ágil, reduzindo o tempo de reparo e manutenção de caminhões e ônibus, mantendo a alta qualidade da assistência técnica oferecida pela marca.
Para total aproveitamento dessa tecnologia inovadora, especialistas da Mercedes-Benz, baseados na planta de Campinas (SP), oferecem suporte técnico assistido online ao profissional da oficina do concessionário, auxiliando as ações de diagnóstico e de reparos com os óculos de RA.
O uso desta tecnologia foi uma iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks, com a primeira aplicação na linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.
Mercedes Club chega aos três anos com 97 mil participantes
Primeiro programa de relacionamento e recompensas criado por uma fabricante de caminhões e ônibus no Brasil, o Mercedes Club conta, hoje, com 97 mil participantes, entre frotistas, autônomos e motoristas. O programa superou a marca de 295 mil chassis de veículos cadastrados. Além disso, conta com 66 empresas parceiras, que oferecem condições especiais e experiências diferenciadas aos participantes.
O programa superou a marca de R$ 22 milhões de pontos concedidos, com R$ 7 milhões de pontos resgatados e R$ 8 milhões de pontos aptos para resgate.
Ainda em 2021, o Mercedes Club estará disponível aos participantes por meio de um App. Isso aumentará o número de aplicativos criados para os motoristas, como o App Liga na Estrada, já utilizado por grandes frotistas e que avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir, e o App Jornada da Estrada, em breve disponível, que auxilia na gestão e no controle do dia a dia do motorista.
Pesquisas de experiência de marca crescem 360% no formato online
Com uso exclusivo de canais online, como o WhatsApp, a Mercedes-Benz registra mais de 360% de aumento na participação de clientes em pesquisas de experiência com a marca. Para se ter uma ideia, em 2020, de cerca de 7,2 mil pesquisas realizadas, 940 foram no formato online, especialmente pelo WhatsApp, opção lançada no final de julho. Apenas nos três primeiros meses de 2021, esse número cresceu para 4.355 pesquisas online.
O principal objetivo da pesquisa de experiência de marca é que motoristas, frotistas, gestores de manutenção e proprietários tenham um canal rápido à disposição para que possam responder às seis perguntas da pesquisa de modo prático, em menos de 1 minuto, a qualquer horário do dia e na palma da mão. Essa ferramenta possibilita que o cliente compartilhe opiniões, sugestões, críticas e elogios que servirão para identificar pontos a serem desenvolvidos, além de ajudar a Empresa a fornecer melhores experiências aos consumidores.
Consultoria Gerencial entrega soluções técnicas a clientes
Ferramentas de Serviços 4.0, como conectividade e análise de dados e informações, também estão presentes no trabalho de Consultoria Gerencial que a Mercedes-Benz oferece a frotistas, a fim de entregar mais soluções técnicas aos clientes da marca. A equipe trabalha com a análise de dados operacionais, como consumo de combustível, intervalo entre as paradas, principais manutenções corretivas, durabilidade de componentes e outros.
Todas as informações são coletadas por meio dos Planos de Manutenção ou diretamente do próprio cliente. Os dados são compilados e trabalhados também com os concessionários. Depois, por meio da ferramenta PowerBI, são gerados os indicadores de desempenho necessários para os planos de ação referente a cada informação.
"Em média, são 115 dias de trabalho em conjunto com o cliente que, por meio da nossa Consultoria, alcança maior disponibilidade da frota, menos paradas para manutenções corretivas e maior controle das preventivas, melhora no consumo de combustível, conhecimento e controle acerca do TCO, o custo operacional total do veículo ao longo de sua vida útil", diz Silvio Renan. "Além disso, há ainda a oportunidade de desenvolver novas frentes de trabalho, como a oficina dedicada, treinamentos, testes de produtos e muito mais".
A Mercedes-Benz já oferece a Consultoria Gerencial para 13 clientes de ônibus e 5 clientes de caminhões. Um cliente de ônibus, por exemplo, já vem acumulando muitos ganhos com esse serviço: aumento na disponibilidade da frota de 86% para 95%; aumento no QPK (Quebra por Km) de 49 mil km para 175 mil km e queda no CPK (Custo por Km) de R$ 0,14 para R$ 0,10.