No auge do uso de ferramentas de inteligência artificial (IA), a WPX Locações e Logística, uma empresa especializada em locação de máquinas pesadas e caminhões, anunciou um novo programa de análise de dados. A novidade beneficia clientes com maior qualidade e eficiência de informação, com direito a otimização dos processos através de ferramentas mais precisas, como o Google Gemini e o ChatGPT (desenvolvido pela OpenAI), submetida à auditoria humana para garantia da confiabilidade dos resultados.
Com isso, tornou-se possível, por exemplo, atender a diversas solicitações de forma automatizada, parcial ou totalmente, com a entrega agilizada de dados e acompanhamento em tempo real de serviços em desenvolvimento. O projeto nasceu a partir da parceria contínua da WPX com os desenvolvedores, com um investimento que superou R$ 400 mil só no último ano.
"Não enxergamos uma plataforma como um projeto de custo fixo ou entrega finalizada. Acreditamos na necessidade de investimentos contínuos para manutenção da atualidade tecnológica ao longo da existência da empresa", declara o CEO, Alexandre Petkow.
Atualmente, o programa está em fase de testes internos. Enquanto a empresa se reestrutura desde a base até a direção com a nova tecnologia, as apostas continuam altas para alcançar destaque e liderança no mercado.
Nessa linha, a WPX disponibilizará um canal exclusivo no WhatsApp para clientes e colaboradores solucionarem dúvidas diretamente com a IA sobre processos burocráticos facilmente acessados pela ferramenta automatizada, como contratos, medições, prazos de vencimento, entre outros. Outra aposta é o desenvolvimento de um sistema de Business Intelligence (BI) para fornecer informações atualizadas sobre as operações em curso, com o objetivo de aprimorar decisões estratégicas e a eficiência operacional.
Essas inovações tecnológicas prometem angariar o crescimento da WPX previsto para os próximos anos. Nos últimos três, a frota aumentou de 200 para mais de 480 máquinas e equipamentos, todos modernos e adaptados para atender aos setores de energia, mineração e construção pesada. Ao longo de 2023, os segmentos de energia e de infraestrutura pesada, em especial obras rodoviárias e ferroviárias, foram os mais relevantes para a empresa.