Brasil ganha novo centro de pesquisa focado em IA e experiência do consumidor

0

O rápido avanço da Inteligência Artificial (IA) está impulsionando uma grande revolução nas empresas. Além de investir na própria tecnologia, as organizações enfrentam outro desafio importante: encontrar profissionais com expertise sobre o assunto na mesma velocidade.

De acordo com pesquisa realizada pela Microsoft e LinkedIn, a demanda por funcionários com essas habilidades gerou um aumento de 323% nas contratações nos últimos oito anos. No entanto, 55% dos líderes entrevistados expressaram preocupação em encontrar talentos suficientes para preencher os cargos que surgirão neste e nos próximos anos.

A colaboração entre o setor privado e a academia está emergindo como um catalisador fundamental para desenvolver novos talentos em IA e promover discussões inovadoras na área. Várias dessas iniciativas recentemente se estabeleceram por todo o Brasil. Uma parceria particularmente promissora foi formada entre a TELUS Digital e a Universidade de São Paulo (USP). Esta colaboração levou à criação do TELUS Digital Research Hub, com seu espaço físico que foi inaugurado nesta segunda-feira, 14,na USP.

Com um investimento de US$1 milhão a ser distribuído nos próximos três anos, o novo hub – cujo projeto levou dois anos e meio para se concretizar – será instalado no Centro de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (CIAAM) da USP, um centro integrador criado pela universidade em 2023 para fomentar a inovação e promover discussões sobre impactos tecnológicos, econômicos e sociais. A TELUS Digital se junta a empresas que também estão presentes ali com outras propostas focadas em inovação, como Motorola, IBM e Itaú.

Segundo Renato Vicente, Diretor do TELUS Digital Research Hub, a decisão de desenvolver um hub faz parte da estratégia de expansão da empresa para ampliar ainda mais suas pesquisas em IA, bem como contribuir para melhorar a formação de profissionais na área. "Nosso objetivo é incorporar perspectivas diversas para mitigar vieses, promover IA responsável e contribuir para o debate global sobre seu potencial. A IA não substituirá as pessoas, mas sim aprimorará suas capacidades", acrescenta.

Outro compromisso importante do TELUS Digital Research Hub é treinar a próxima geração de pesquisadores de IA e promover avanços na inovação da experiência do cliente, garantindo que esses desenvolvimentos sejam centrados no ser humano, projetados eticamente e orientados por propósitos.

"Alinhado com os princípios de Humanidade-no-Ciclo, da TELUS Digital, o novo hub de pesquisa trabalhará para desenvolver tecnologias de IA que combinem inovação com governança ética. A colaboração entre academia e indústria permitirá que diferentes perspectivas impulsionem a IA responsável, trazendo benefícios mais amplos para a sociedade", enfatiza Renato.

Para Sami Bin, Diretor de Operações LATAM da TELUS Digital, o compromisso com experiências excepcionais e personalizadas para os clientes atendidos globalmente ajudará a direcionar sua agenda de pesquisa nos próximos três anos. "Isso incluirá o avanço contínuo do Fuel iX™, nossa plataforma proprietária de IA generativa e conjunto de serviços que personaliza, protege e escala interações digitais. Ao unir a academia e especialistas dos setores de CX e IA, buscamos desenvolver aplicações inovadoras e impactantes para o mundo real".

Bolsas de estudo: estimulando pesquisa e intercâmbio de conhecimento

Por ano, o hub oferecerá 12 bolsas integrais a estudantes com o objetivo de formar líderes multiplicadores, segundo Renato. Esses incentivos serão direcionados para cursos de graduação, estudos de pós-doutorado e pesquisadores visitantes. "Os estudantes de graduação selecionados participarão de projetos de pesquisa em IA sob a orientação de professores da USP e especialistas da indústria. Eles receberão bolsas para aprofundar seus conhecimentos em sistemas avançados de IA, segurança e aprendizado de máquina", afirma Sami.

Além disso, o centro proporcionará financiamento para pesquisadores em início de carreira, permitindo que conduzam projetos independentes, segundo Renato, alinhados com áreas prioritárias de pesquisa. "Eles colaborarão com especialistas da TELUS Digital e professores da USP", enfatiza.

Outra parte do orçamento será destinada a um fundo voltado para pesquisadores de fora do Brasil. "Eles atuarão como mentores para estudantes de graduação e compartilharão suas perspectivas globais sobre o desenvolvimento de modelos de IA, segurança e governança", relata.

Renato Vicente afirma que a TELUS Digital também pretende promover diversas atividades – seminários, cursos, tutoriais, aulas públicas, entre outras – que transformarão o centro de pesquisa em um verdadeiro ponto de encontro para pessoas interessadas em IA, para interação e troca de conhecimentos. "Estimularemos a pesquisa aberta entre academia e indústria, o que nos dará a oportunidade de evoluir para outros campos. Além disso, a intenção também é incentivar a formação de pessoas para trabalhar em projetos de IA e ajudar na formação de outras."

Tradição em unir forças com a academia

A TELUS Corporation, o grupo que possui uma participação na TELUS Digital, também tem uma cultura voltada para a formação de novos talentos em IA, estabelecendo parcerias com institutos de IA como o Mila AI Institute e o Vector Institute, com o objetivo de desenvolver IA de ponta e compreender seus potenciais impactos na sociedade, além de oferecer bolsas para a formação profissional.

Iniciativas como a da TELUS Digital ajudam a fomentar um mercado que se espera crescer exponencialmente nos próximos anos. "A TELUS Digital acredita no potencial da América Latina como um mercado promissor para o futuro da IA, não apenas no desenvolvimento de novas soluções, mas também como um grande polo de fornecimento de mão de obra especializada no assunto, com o Brasil como ponto central. Por isso, estamos observando o país de perto e investindo nesse novo polo. A inovação aberta é o futuro", conclui Renato.

No Brasil, a TELUS Digital possui dois escritórios — um em Porto Alegre (RS) e outro em São Paulo (SP) — que, juntos, empregam 440 colaboradores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.