A Motorola anunciou nesta terça-feira (15/5) o lançamento mundial do RAZR2, a nova versão de seu mais vendido e popular celular do mundo e sua aposta para tentar reverter os números negativos registrados nos dois últimos trimestres. Previsto para desembarcar em vários mercados em julho e na América Latina a partir do terceiro trimestre, no Brasil ele deve chegar em agosto.
O aparelho possui características de ponta, como tecnologia CrystalTalk, até 2 GB de memória interna, navegação de internet, vídeo ponto a ponto e menu de navegação ultra-rápida. O seu lançamento é um sintoma claro dos esforços de da fabricante irá realizar para tentar superar a queda nas vendas. No primeiro trimestre deste ano, a empresa teve prejuízo de US$ 181 milhões, e vendeu 31% menos aparelhos em comparação com o período anterior. A subsidiária brasileira da empresa, porém, vem obtendo um desempenho muito bom, segundo Henrique Ussher, presidente da Motorola Brasil.
De acordo com ele, no Brasil a Motorola está praticamente empatada com a Nokia, sua principal concorrente, mas adiantou que a empresa não irá praticar guerra de preços para tentar assumir a liderança do mercado. ?Nosso foco agora não é participação de mercado, estamos olhando a rentabilidade?, destacou. Ussher também declarou que a Motorola pretende concentrar esforços em celulares mais caros, voltados aos planos pós-pagos, pois avalia que não seja possível obter rentabilidade com baixo preço.