As declarações do ministro das Comunicações, Hélio Costa, de que os preços dos set-top boxes para a TV digital oferecidos no mercado ainda são caros, refreou os planos da fabricante de monitores AOC de produzir os conversores no país.
Segundo Maurizio Laniado, vice-presidente de vendas e marketing da empresa, esse posicionamento do governo paralisou as vendas de conversores, pois ele pediu para o consumidor esperar a queda de preços para depois comprar. "Estou pensando duas vezes", afirmou. Caso a empresa decida por oferecer o dispositivo, isso só acontecerá no segundo semestre.
Laniado disse ainda que a empresa planeja oferecer um device compacto, que é o receptor de TV digital móvel, que pode sintonizar a programação da TV aberta. Os planos estão embasados no sucesso do receptor Conect TV, que acoplado a uma porta USB transforma o PC em um receptor de TV. "Hoje ele é totalmente importado e, dependendo do comportamento dos concorrentes em relação aos preços e à oferta ilegal, dependerá nossa decisão de fabricá-lo no País", disse Laniado, sem revelar a quantidade das vendas do dispositivo.