O Data Literacy Project, uma plataforma gratuita criada pela Qlik para incentivar o aprendizado de qualquer pessoa sobre dados, vai entrar numa nova fase, a fim de permitir que gestores das empresas disseminem e façam uma avaliação da maturidade das equipes sobre o conhecimento de dados.
A informação e de Jordan Morrow, líder global do projeto, que participa da edição do evento Qonnections 2019, que acontece até esta quinta-feira, 16, na cidade de Dallas, Estados Unidos. "O projeto tem a missão de ajudar indivíduos a se tornarem "alfabetizados em dados", para que possam ter a capacidade entender o universo dos dados, o que será grande diferencial nos próximos anos.
O programa permitirá que pessoas de qualquer área, idade ou nacionalidade possam conhecer e obter um certificado que ateste que eles têm as habilidades necessárias para ter sucesso em um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado. Estes incluem tanto habilidades como a compreensão e interpretação de dados, bem como habilidades como criatividade, solução de problemas e comunicação. Ele será orientado em todas as fases dos processos, com indicações de livros, cases com exemplo de uso, etc.
Segundo pesquisa sobre o assunto, existe uma lacuna de habilidades global significativa, com apenas 24% dos funcionários em todo o mundo que acreditam ter capacidade de ler, trabalhar, analisar e discutir dados. As habilidades em dados estão em alta demanda, pois o Índice de Alfabetização de Dados da Qlik mostra que um terço (36%) dos líderes empresariais estaria disposto a pagar mais para os indivíduos com conhecimento de dados.
Morrow diz o programa pode ajudar a inclusão das pessoas no mercado de trabalho, apoiar as universidades na disseminação de conhecimento e também startups e empreendedores, que usam dados para inovar e criar novos modelos de negócios.
A Qlik tem como parceiros nesse projeto, empresas como Accenture, Cognizant, Experian, entre outros, que está aberto para receber novos apoiadores.
*O jornalista viajou a Dallas, EUA, a convite da empresa.