A China está pronta para colocar as empresas norte-americanas em uma "lista de entidades não confiáveis", como parte das medidas preventivas contra a decisão de do presidente Trump em bloquear os embarques de semicondutores para a Huawei Technologies, informou o jornal Global Times nesta sexta-feira,15.
As medidas incluem investigações lançamento e restrições que impõe às sociedades norte-americanas, como a Apple, Cisco Systems, Qualcomm, bem como suspender compra de aviões Boeing, disse o relatório.
O Global Times é publicado pelo People's Daily, o jornal oficial do Partido Comunista da China. Embora o Global Times não seja um porta-voz oficial do partido, acredita-se que seus pontos de vista refletem os de seus líderes.
No início do dia, o Departamento de Comércio dos EUA disse que estava alterando uma regra de exportação para "atingir estrategicamente a aquisição de semicondutores da Huawei que são o produto direto de certos softwares e tecnologias dos EUA".
O Bureau of Industry and Security (BIS) anunciou nesta sexta feira,15, planos para proteger a segurança nacional dos EUA, restringindo a capacidade da Huawei de usar a tecnologia e o software dos EUA para projetar e fabricar seus semicondutores no exterior. Este anúncio interrompe os esforços da Huawei para minar os controles de exportação dos EUA. O BIS está alterando sua regra de longa data de produtos diretos produzidos no exterior e a Lista de Entidades para segmentar de maneira restrita e estratégica a aquisição de semicondutores da Huawei que são o produto direto de determinados softwares e tecnologias dos EUA.
Desde 2019, quando o BIS adicionou a Huawei Technologies e 114 de suas afiliadas no exterior à Lista de entidades, as empresas que desejavam exportar itens dos EUA eram obrigadas a obter uma licença. No entanto, a Huawei continuou a usar software e tecnologia dos EUA para projetar semicondutores, comprometendo os objetivos de segurança nacional e política externa da Lista de Entidades, encomendando sua produção em semicondutores no exterior usando equipamentos dos EUA.