ONG da Bahia lança Projeto Quintal CO2 Free

0

O Instituto Quintal lança no dia 17/5, às 10h, o projeto Pacto Quintal CO2 Free, na Câmara de Vereadores de Barrocas (BA), cidade onde onde fica o terreno próprio e será construída a nova sede da ONG. A iniciativa, voltada à mitigação de emissões de gases de efeito estufa, é composta por produção de mudas e plantio de árvores, a conscientização da população para o descarte adequado de lixo e a capacitação de professores. O projeto, aprovado pelo Conselho dos Direitos da Criança e dos Adolescentes de Barrocas conta com investimento de cerca de R$ 1,8 milhão ao longo de um ano da mineradora canadense de ouro Equinox Gold, que tem operação na cidade.

O Pacto Quintal CO2 Free tem três etapas simultâneas. A primeira consiste na produção de 24 mil mudas de árvore para plantio e comercialização. Cerca de 15 mil dessas mudas vão ocupar o terreno do instituto, num esforço para preservação da vegetação nativa e sequestro de CO2.

A segunda etapa envolve capacitar trabalhadores de coleta seletiva para atuação como agentes ambientais; instalar 20 pontos de coleta e 50 composteiras públicas pela cidade e povoados vizinhos; e iniciar a coleta seletiva na cidade, tendo em vista a reciclagem. A terceira etapa foca na capacitação de cem professores de Barrocas e regiões vizinhas, com orientações sobre o uso da educação ambiental de forma recorrente nas escolas.

O Instituto Quintal nasceu em 2014, em Feira de Santana (BA), tendo como inspiração e exemplo o trabalho da educadora autodidata barroquense Helena Firmina de Queiroz, que abria o seu quintal para as crianças e a comunidade. A idealizadora da ONG, Lara Queiroz, neta de Dona Helena, retornou a Barrocas para implantar a nova sede do Instituto. O objetivo é atuar com soluções socioambientais.

"O Pacto Quintal CO2 Free é um marco na evolução da atuação da ONG. Com esse projeto, com o apoio da Prefeitura de Barrocas e da iniciativa privada, o instituto envolve a sociedade local em um dos mais importantes temas contemporâneos: as emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global. As mudanças climáticas decorrentes da ação humana impactam o mundo inteiro, em muitos casos de forma trágica, então é preciso ação e conscientização", diz Lara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.