A Amazon Web Services (AWS) confirmou o lançamento da sua "nuvem soberana" europeia, projetada para permitir maior residência de dados em toda a região. A empresa disse que a primeira região de nuvem soberana da AWS será estabelecida no estado alemão de Brandemburgo e entrará em operação no final de 2025. A AWS acrescentou que planeja investir 7,8 bilhões de euros (8,5 bilhões de dólares) na instalação até 2040.
Segundo o site TechCrunch, o anúncio foi programado para coincidir com o AWS Summit Berlin, que será realizado na capital alemã hoje e amanhã (15 e 16/5), e ocorre cerca de sete meses depois que a AWS revelou pela primeira vez planos para uma nuvem soberana .
A AWS oferece há muito tempo armazenamento e processamento de dados localizados na região europeia, mas órgãos e organizações do setor público que operam em determinados setores altamente regulamentados têm demorado mais para fazer a transição para a nuvem pública devido a preocupações com o risco de gerenciamento de dados, que poderia estar sob o controle dos EUA.
Por isso, a Nuvem Soberana Europeia da AWS vem com controles de dados mais rígidos, permitindo que todos os clientes qualificados mantenham todos os seus metadados dentro da UE – os funcionários da AWS baseados em qualquer lugar fora da UE não conseguiriam acessar nada contido no bloco.
Em outras palavras, a nuvem soberana será "física e logicamente separada" de todas as outras regiões da AWS.