A Microsoft divulgou nesta semana que 54 mil revendedores atuam com a empresa na América Latina, o que corresponde a um aumento de mais de 25% comparado à base no ano passado. Trata-se, segundo ela, de um ecossistema que oferece emprego para mais de 1 milhão de pessoas em toda a região, além de representar uma receita significativa em impostos para os governos dos países latino-americanos.
Esse aumento é resultado dos US$ 20 bilhões de investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados pela companhia nos últimos quatro anos, que possibilitaram a criação de uma série de soluções e produtos que vão desde àqueles que atendem o consumidor final até clientes corporativos, incluindo tecnologias móveis, colaboração, comunicações e gestão de negócios e CRM, além do Windows Vista e o Office 2007.
O mercado de software na América Latina está avaliado em US$ 6,76 bilhões, com um crescimento anual de 9,7%. Produtos e serviços baseados na tecnologia Microsoft respondem por 45% de todo o faturamento desse mercado, segundo o instituto de pesquisas IDC. Além disso, para cada dólar que a Microsoft ganha na América Latina, os revendedores locais de hardware e software ganham US$ 15,89 com a venda de produtos e serviços baseados na plataforma da companhia, enquanto no Brasil o valor é US$ 17,68. Os gastos totais com TI, estimados hoje em cerca de US$ 28 bilhões, devem crescer a uma taxa anual de 8,9%, atingindo US$ 40 bilhões até 2009.
De acordo com Charles Arizmendi, diretor do grupo de parceiros para a Microsoft América Latina, a companhia acredita que a tecnologia muda a vida das pessoas e que isso é fundamental para impulsionar o crescimento das economias locais. "A Microsoft e seus parceiros estão comprometidos em criar tecnologias e soluções inovadoras capazes de gerar novas oportunidades de emprego e aumentar o nível de competitividade de cada país", finaliza.
No Brasil, a Microsoft conta com mais de 6 mil empresas cadastradas no Microsoft Partner Progrm (MSPP).