A Matera Systems, fornecedora de soluções para o mercado financeiro, trouxe para o Ciab 2007 (Congresso Nacional de Automação Bancária), que se encerrou nesta sexta-feira (15/6), em São Paulo, uma solução que promete ajudar os bancos e, por tabela, a Polícia Federal, a reduzir os crimes de lavagem de dinheiro. Trata-se do PLD (Prevenção a Lavagem de Dinheiro), um sistema que identifica indícios de lavagem de dinheiro nas transações dos clientes, oferecendo uma série de recursos que ajudam o banco a analisar as contas bancárias suspeitas.
A partir do cruzamento de informações, o programa gera relatórios que serão considerados pela instituição financeira para indicar se o cliente pode estar envolvido no crime de lavagem de dinheiro e orientá-lo a regularizar suas operações comerciais ou financeiras.
O PLD é um aplicativo que faz parte da suíte Matera Banco, lançada no Ciab 2006, que abrange todo o back-office do negócio, incluindo as áreas de financiamento, tesouraria, renda fixa, cobrança, comercial, financeira, informes legais, contábil/fiscal e controladoria, além de canais como internet banking, centrais de atendimento e e-mail banking. Todos os aplicativos que compõem a suíte são comercializados individualmente e, segundo a empresa, oferecem amplas possibilidades de integração com sistemas pré-existentes, constituindo uma solução com alto nível de segurança e desempenho.