A fabricante do BlackBerry, a Research In Motion (RIM), deve lançar em breve um dispositivo com tela sensível ao toque (touch screen), além de estar desenvolvendo um tablet PC. Segundo informaram fontes próximas à empresa ao The Wall Street Journal, os planos fazem parte da estratégia da fabricante canadense para recuperar a participação de mercado perdida para o iPhone da Apple.
Os aparelhos serão equipados com uma nova versão do sistema operacional BlackBerry e funcionarão como uma extensão do smartphone. O dispositivo touch screen, segundo as fontes, funcionará de forma muito semelhante ao iPhone, com a troca de telas, ampliação e rotação de imagens ativadas por meio do toque, que utiliza uma tecnologia chamada acelerômetro.
O tablet PC, ainda em fase inicial de desenvolvimento, precisará de um smartphone BlackBerry para se conectar às redes de telefonia móvel e deve ser lançado ainda neste ano. As mesmas fontes, no entanto, não souberam dar mais detalhes sobre o possível concorrente do iPad.
Na análise do jornal, a principal preocupação da RIM no momento vem do mercado norte-americano e da concorrência dos aplicativos para celulares da Apple e do Android, sistema operacional móvel do Google. O The Wall Street Journal diz que a RIM ainda é responsável por 19% das vendas de smartphones em todo o mundo, atrás apenas da Nokia, mas a febre dos aplicativos popularizarou os celulares da Apple e os equipados com Android entre diferentes grupos de consumidores, mesmo os que sempre foram considerados o "ponto forte" para a fabricante do BlackBerry. De acordo com o jornal, a companhia canadense já sentiu o impacto da queda na penetração nos Estados Unidos.
Procurada pelo jornal, a RIM declarou que não comenta rumores. A empresa informou, no entanto, que vai lançar uma nova versão de seu sistema operacional e também um navegador de internet no fim do terceiro bimestre, provavelmente em setembro.
- Estratégia