A Telefônica deu mais um passo rumo à integração total da Vivo. Dando continuidade à simplificação de sua estrutura societária, os conselhos de administração da Telesp e Vivo Participações aprovaram na terça-feira, 14, uma proposta de reestruturação societária pela qual a operadora Vivo S/A passará a ser subsidiária integral da Telesp e a Vivo Part. deixará de existir.
Vale lembrar que em 27 de abril os acionistas de ambas as companhias aprovaram a incorporação das ações da Vivo Part. pela Telesp, fazendo da primeira subsidiária integral da segunda, e desde a semana passada as ações da Telesp negociadas nas bolsas de São Paulo e de Nova York já acumulavam o valor das duas empresas.
Segundo comunicado enviado nesta quarta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a reestruturação organizacional permitirá à Telefônica concentrar as autorizações do Serviço Móvel Pessoal (SMP), atualmente detidas pela Vivo Part. e pela Vivo S/A, em uma única sociedade, a Vivo S.A, e eliminar da cadeia societária a Vivo Part. Na estrutura atual, a operadora Vivo S/A é subsidiária integral da Vivo Participações S/A, que por sua vez é subsidiária integral da Telecomunicações de São Paulo S/A – Telesp.
As propostas dos Conselhos de Administração da Telesp e da Vivo Part. estão sujeitas à aprovação dos acionistas em assembleias gerais ainda a serem realizadas. A incorporação não acarretará aumento de capital da Telesp, uma vez que esta já tem registrado em seu patrimônio líquido o valor das ações da Vivo Part.
A reestruturação será também submetida à Anatel e a expectativa é de que seja concluída no segundo semestre deste ano.
- Mercado