A VTEX, desenvolvedora da plataforma e-commerce de varejistas como C&A e O Boticário, começou a implantar soluções de reconhecimento facial em alguns de seus clientes. Durante painel realizado nesta quinta-feira, 14, no CIAB FEBRABAN 2018, o CEO da empresa, Alessando Gil, mostrou como a tecnologia pode ajudar na conversão de vendas.
Segundo ele, através das câmeras da loja, é possível reconhecer quando o consumidor entra, saber se ele é um cliente recorrente ou não e se faz parte de algum grupo com desconto. "Com essas informações, conseguimos municiar o vendedor com um histórico de compra e recomendação de produto via atendimento assistido", explica o executivo.
Gil diz que o ponto de venda não é mais o mesmo e o cliente já chega na loja mais assertivo e melhor informado, sabendo o que quer e buscando uma experiência de compra diferenciada. Por isso a preocupação da VTEX é difundir a tecnologia entre varejista e consumidor. "Nossa solução de reconhecimento facial já está subindo em lojas de uma rede de moda", comenta.
O executivo também apresentou um aplicativo de desconto que usa reconhecimento facial. Lançado durante o VTEX Day, evento da própria empresa, o app permite que o usuário fotografe o ambiente da loja e depois a si mesmo para conseguir um desconto na hora da compra.