A 99 lançou o Portal das Autoridades, uma iniciativa que visa disponibilizar globalmente um sistema online para a criação de um canal único de recebimento e resposta a ofícios enviados pelas autoridades de Segurança Pública e pelo Poder Judiciário, para otimizar o compartilhamento de informações necessárias às investigações e trabalhar em colaboração com as autoridades no Brasil e nos países da América Latina.
A iniciativa contribui para facilitar, organizar e padronizar o recebimento e o envio dos requerimentos. Por meio do portal, poderão ser enviados ofícios referentes a pedidos de dados armazenados pela plataforma, incluindo requisições emergenciais que precisem de atenção imediata, como pessoas desaparecidas. O Portal de Autoridades é de uso exclusivo das Autoridades Investigativas e Judiciais e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o Brasil e em 9 países da América Latina e pode ser acessado nesta página.
"A 99 investe constantemente em tecnologia para contribuir com a proteção de motoristas, motociclistas, passageiros e das comunidades onde atua e tem uma forte política e compromisso de colaboração contínua com as autoridades. O Portal das Autoridades visa otimizar essa cooperação, tornando ainda mais ágil a entrega da resposta aos ofícios encaminhados à 99, sendo que todas as requisições podem ser acompanhadas por um painel de progresso do atendimento, otimizando o atual processo de atendimento às Autoridades e contribuindo para o ecossistema de segurança da plataforma e comunidade. O processo é coordenado por uma equipe especializada pronta a prestar o apoio necessário às autoridades, respeitando sempre a legislação aplicável, incluindo o Marco Civil da Internet", informa Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99.
Ao entrar na plataforma, as autoridades encontram o histórico das solicitações dirigidas à 99 que foram enviadas através do Portal, no qual é possível acompanhar as solicitações e fazer o download do arquivo de resposta.