No Brasil, mais da metade da população tem um smartphone. Para as instituições financeiras, a possibilidade de se comunicar com seus usuários pelo meio onde eles passam boa parte do tempo é uma grande possibilidade.
Por este motivo, as notificações push e SMS são duas das formas mais escolhidas pelos bancos para se comunicarem com os seus clientes, tornando-os canais de comunicação fundamental.
No entanto, nos últimos anos, as notificações push vêm ganhando espaço sobre o SMS devido ao imediatismo que esta ferramenta oferece para chegar aos clientes sem a necessidade de envolver terceiros, como empresas de telefonia, custos e questões relacionadas à segurança, dada a vulnerabilidade do SMS.
Notificações push são mensagens pop-up que aparecem nas telas dos dispositivos móveis dos usuários. Essa poderosa ferramenta de comunicação capta a atenção do usuário, pois as notificações aparecem mesmo quando o aplicativo do banco não está aberto.
Geralmente curtas e diretas, as notificações push podem conter atualizações, lembretes, ofertas promocionais, emojis e links. Esse tipo de comunicação pode ajudar a aumentar o engajamento e as conversões do usuário. Ao contrário do SMS, que é uma mensagem unidirecional sem chamada direta para o aplicativo, as notificações push melhoram a experiência com o usuário ao viabilizar a interação com os clientes.
As notificações push são fundamentais para fidelizar seus clientes e fornecer um canal de comunicação seguro, eficaz, no momento desejado e sem atritos. Com base nos casos de sucesso da Veritran, com a utilização das notificações push, um banco pode enviar mensagens antecipadas sobre as datas de vencimento de cartões de crédito e empréstimos, incluindo botões de pagamento para seus clientes. A partir dessa ação, o atraso nos pagamentos pode ser reduzido em até 45%.
Dentre os benefícios do push, vale destacar que ele potencializa a venda de produtos e serviços, aumenta a conversão de clientes no onboarding digital, reduz custos em relação a outras soluções existentes no mercado, como e-mails ou SMS e, ainda, mitiga os riscos das operações associadas.
Existem diferentes tipos de notificações push: as associadas aos negócios, as transacionais e as de segurança. As de negócios impulsionam as vendas e estão focadas em fornecer um melhor serviço. Sob esta abordagem, podem ser realizadas campanhas massivas ou segmentadas, e podem ser utilizadas para o envio de mensagens sobre oportunidades de produtos, novidades institucionais, benefícios específicos e reivindicações de informações relevantes, entre outros.
As notificações de transações promovem experiências simples e ágeis, pois fornecem informações valiosas no momento certo para os usuários, ajudando-os também a tomarem melhores decisões financeiras. Por exemplo, serem avisados sobre o recebimento de uma transferência ou pagamento de um terceiro ou quando um reembolso, prêmio ou produto é obtido da instituição.
Por fim, as notificações ligadas à segurança podem ser grandes aliadas dos bancos para ajudar a mitigar fraudes e reduzir custos. No caso de detecção de determinados eventos sensíveis ou suspeitos, respostas ou ações podem ser solicitadas aos usuários para validar as operações que ajudarão a prevenir possíveis crimes relacionados à segurança cibernética. Exemplo: quando for detectado um gasto num país diferente do país de residência do usuário ou o gasto de um valor muito elevado, poderá ser necessária sua intervenção para a aprovação.
Um estudo realizado pela MoEngage mostra que o push têm um alto nível de eficácia porque 45% das notificações levam a um clique subsequente e têm 50% mais abertura do que SMS e e-mails. Além disso, a solução garante 88% de mais interações com os canais, de acordo com a Invesp.
Hoje, as notificações push apresentam-se como a resposta perfeita às necessidades e desafios dos bancos, pois permite que eles estejam perto dos seus clientes à distância de um clique, disponibilizando todo o tipo de soluções de forma instantânea e sem entraves.
Wagner Martin, VP de Negócios da Veritran no Brasil.