Em breve, os passageiros que embarcarem no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, poderão fazer o check-in e outros processos por meio de terminais de auto-atendimento. Previsto para entrar em operação em agosto, o serviço poderá ser estendido no futuro ao aeroporto Cumbica, em Guarulhos.
A primeira companhia aérea a implementar a automação de check-in será a Continental Airlines, que irá instalar seis quiosques. "Com esse sistema, diminuiremos em até 30% no tempo de espera tanto para o passageiro quanto para a companhia, sem precisar do auxílio de um funcionário para realizar tarefas simples", afirma Cristiane Franck, diretora geral da Continental no Brasil.
Os terminais têm tela touch screen (sensível ao toque), que permite ao passageiro fazer o check-in, emitir e comprar passagem, gerar o e-ticket para uma reserva existente realizada diretamente com a Continental ou por meio de agência de viagem, imprimir cartão de embarque, imprimir recibos de e-ticket, registrar bagagem e escolher ou trocar a localização de seu assento.
Também será possível alterar o vôo, verificar ou incluir o seu número no programa de milhagem OnePass, realizar upgrade de classe ou se colocar em espera para primeira classe (em caso de o passageiro ser membro do OnePass Elite). As transações estarão disponíveis em inglês, espanhol, francês, alemão, português, japonês e chinês, simplificado ou tradicional.
Os terminais contam com sistema de leitura magnética, por meio do qual é possível utilizar quaisquer dos principais cartões de crédito existentes no mercado e o cartão do programa OnePass Elite.
A Continental Airlines é a quinta maior companhia aérea do mundo e opera mais de 3,1 mil vôos diários pelas Américas, Europa e Ásia, servindo 145 destinos domésticos e 138 internacionais. Com mais de 45 mil profissionais, a companhia aérea conta com centros de conexões em Nova York, Houston, Cleveland e Guam, transportando aproximadamente 69 milhões de passageiros por ano.