O faturamento de cartões do Banco do Brasil atingiu R$ 5 bilhões em junho e encerrou o semestre com R$ 29 bilhões. A cifra representa um crescimento de 28,3% em compras realizadas com cartões emitidos pelo banco primeiro semestre.
No mesmo período, o mercado brasileiro de cartões de crédito, débito e private label cresceu 24% e atingiu R$ 176 bilhões, segundo a ABECS (Associação Brasileira de Empresas de Cartões e Serviços).
O desempenho do Banco do Brasil no primeiro semestre permitiu um avanço na sua participação de mercado, que passou de 15,9% para 16,5% na comparação com o mesmo período de 2007.
O incremento de participação do BB no mercado é atribuído ao crescimento da base de usuários. Nos primeiros seis meses do ano 2,9 milhões novos cartões foram ativados (débito e crédito).
A estratégia de oferecer novos produtos e tecnologias junto a nichos de mercados até então pouco habituados a esse meio de pagamento, como é o caso do segmento de agronegócio, também foi preponderante para o crescimento, segundo o banco. Outro fator que contribuiu para o aumento foi o foco dos negócios em não correntistas (vendas diretas e via parceiros) e o pagamentos de títulos bancários, tributos e contas diversas com cartão de crédito.