A operadora GVT, listada no Novo Mercado da Bovespa, divulgou nesta terça-feira (15/7) que fechou o segundo trimestre fiscal, encerrado em 30 de junho, com receita líquida de R$ 317 milhões, 35,5% superior ao obtido no mesmo período do ano passado, e elevação de 35% no lucro líquido que atingiu R$ 58 milhões. O Ebitda (lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização) cresceu 44%, totalizando R$ 118,8 milhões. A margem no período alcançou 37,5%, 2,2 pontos percentuais a mais que o registrado em junho de 2007.
"O crescimento é resultado da expansão na oferta qualificada de serviços em atuais e novas áreas com grande demanda que traz novos clientes para a companhia; e da satisfação dos atuais clientes que contratam mais a GVT", afirma o presidente da empresa, Amos Genish.
No período, foram adicionadas 165.847 novas linhas à base de clientes, volume 156% maior que o contabilizado no segundo trimestre do ano anterior. Ao final de junho deste ano havia 1,54 milhão de linhas em serviço na base da operadora. Entre os campeões de desempenho está a banda larga que cresceu 149% em adições líquidas sobre o mesmo período de 2007.
Ao final de junho, a empresa atingiu 351.550 acessos de banda larga. Isso significa que 62 a cada 100 clientes do segmento de varejo de pequenas e médias empresas (PMEs) utilizam a internet em banda larga e a maioria – 72 % – adota velocidades de 1 Mbps ou acima. A adesão aos pacotes que reúnem telefonia, banda larga e serviços adicionais, além de descontos sobre minutos nas ligações de longa distância e para celular, ocorre em 60% dos clientes na unidade de negócios varejo. No segmento corporativo, a maior alta na receita foi nos serviços de transmissão e transporte de dados para empresas e outras operadoras, além de VoIP que evoluiu 136% em relação a igual período do ano passado.
Segundo Genish, "a portabilidade numérica, que começará a ser implementada nos próximos meses, passará a ser importante para suportar nosso crescimento acelerado". A linha de serviços de próxima geração cresceu 95,5% em relação ao segundo trimestre de 2007 e respondeu por 27,4% da receita líquida da empresa ao final de junho.
Expansão
No último trimestre, a GVT chegou à segunda cidade fora da sua área original de atuação – Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, com cerca de 700 mil habitantes. A empresa investiu R$ 165 milhões no período, dos quais 71,5% fomos dirigidos à construção de novos acessos em áreas novas, como Contagem, e em outras cidades onde tem atuação. Na comparação com o mesmo trimestre de 2007, o investimento foi 69,6% maior.
A GVT atende os segmentos residencial e corporativo de 74 cidades concentradas especialmente na região Centro-Sul. São Paulo e Rio de Janeiro também são atendidas, mas com foco exclusivo no mercado corporativo. A empresa tem planos de lançar operações completas em uma nova cidade fora dessa região antes do fim deste ano.
O quadro de funcionários próprios da Central de Relacionamento com o Cliente da companhia cresceu 58,5%, se comparado ao segundo trimestre de 2007 – atualmente são 1.097 funcionários dedicados à atividade.
Depois de integralmente incorporada pela GVT, a rede de longa distância da Geodex, adquirida em novembro do ano passado, gerou economia de R$ 4,4 milhões no primeiro semestre de 2008 porque a empresa reduziu a dependência da rede alugada de terceiros para transmissão do tráfego de voz e dados gerado em sua base de clientes.