GVT cresce 35,5% em receita no segundo trimestre fiscal

0

A operadora GVT, listada no Novo Mercado da Bovespa, divulgou nesta terça-feira (15/7) que fechou o segundo trimestre fiscal, encerrado em 30 de junho, com receita líquida de R$ 317 milhões, 35,5% superior ao obtido no mesmo período do ano passado, e elevação de 35% no lucro líquido que atingiu R$ 58 milhões. O Ebitda (lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização) cresceu 44%, totalizando R$ 118,8 milhões. A margem no período alcançou 37,5%, 2,2 pontos percentuais a mais que o registrado em junho de 2007.

"O crescimento é resultado da expansão na oferta qualificada de serviços em atuais e novas áreas com grande demanda que traz novos clientes para a companhia; e da satisfação dos atuais clientes que contratam mais a GVT", afirma o presidente da empresa, Amos Genish.

No período, foram adicionadas 165.847 novas linhas à base de clientes, volume 156% maior que o contabilizado no segundo trimestre do ano anterior. Ao final de junho deste ano havia 1,54 milhão de linhas em serviço na base da operadora. Entre os campeões de desempenho está a banda larga que cresceu 149% em adições líquidas sobre o mesmo período de 2007.

Ao final de junho, a empresa atingiu 351.550 acessos de banda larga. Isso significa que 62 a cada 100 clientes do segmento de varejo de pequenas e médias empresas (PMEs) utilizam a internet em banda larga e a maioria – 72 % – adota velocidades de 1 Mbps ou acima. A adesão aos pacotes que reúnem telefonia, banda larga e serviços adicionais, além de descontos sobre minutos nas ligações de longa distância e para celular, ocorre em 60% dos clientes na unidade de negócios varejo. No segmento corporativo, a maior alta na receita foi nos serviços de transmissão e transporte de dados para empresas e outras operadoras, além de VoIP que evoluiu 136% em relação a igual período do ano passado.

Segundo Genish, "a portabilidade numérica, que começará a ser implementada nos próximos meses, passará a ser importante para suportar nosso crescimento acelerado". A linha de serviços de próxima geração cresceu 95,5% em relação ao segundo trimestre de 2007 e respondeu por 27,4% da receita líquida da empresa ao final de junho.

Expansão

No último trimestre, a GVT chegou à segunda cidade fora da sua área original de atuação – Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, com cerca de 700 mil habitantes. A empresa investiu R$ 165 milhões no período, dos quais 71,5% fomos dirigidos à construção de novos acessos em áreas novas, como Contagem, e em outras cidades onde tem atuação. Na comparação com o mesmo trimestre de 2007, o investimento foi 69,6% maior.

A GVT atende os segmentos residencial e corporativo de 74 cidades concentradas especialmente na região Centro-Sul. São Paulo e Rio de Janeiro também são atendidas, mas com foco exclusivo no mercado corporativo. A empresa tem planos de lançar operações completas em uma nova cidade fora dessa região antes do fim deste ano.

O quadro de funcionários próprios da Central de Relacionamento com o Cliente da companhia cresceu 58,5%, se comparado ao segundo trimestre de 2007 – atualmente são 1.097 funcionários dedicados à atividade.

Depois de integralmente incorporada pela GVT, a rede de longa distância da Geodex, adquirida em novembro do ano passado, gerou economia de R$ 4,4 milhões no primeiro semestre de 2008 porque a empresa reduziu a dependência da rede alugada de terceiros para transmissão do tráfego de voz e dados gerado em sua base de clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.