Incidentes na web aumentam 96% no segundo trimestre

0

As tentativas de fraudes envolvendo redes brasileiras aumentaram 96% no segundo trimestre na comparação com os três meses anteriores. Os dados são do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços mantidos pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com base em relatos de administradores de redes e usuários.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, os incidentes tiveram crescimento de 114%. Um dos maiores responsáveis por esse índice foi o número de notificações de casos de distribuição de arquivos, protegidos por direitos autorais, por meio de redes ponto a ponto (P2P). Entre as tentativas de fraude, as notificações sobre cavalos-de-Tróia, que libera a passagem ao invasor para rastrear e roubar dados do sistema, registraram aumento de 37% em relação ao primeiro trimestre e de 24% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as páginas falsas de bancos brasileiros (phishing tradicional) mantiveram-se estáveis em relação ao trimestre anterior, porém, apresentaram crescimento de 85% quando cotejados com o segundo trimestre de 2007.

Os ataques a servidores web registraram aumento de 26% em relação aos primeiros três meses do ano, e de 216% se comparados ao mesmo período de 2007. O número de notificações sobre máquinas comprometidas subiu 293% em relação ao trimestre passado e 535% em relação ao mesmo período do ano passado.

O total de incidentes reportados ao CERT.br atingiu a marca de 44.461 relatos. No segundo trimestre foram contabilizadas 152 notificações que se enquadraram na categoria "outros", um aumento de 79% em relação ao trimestre anterior, quando foi criada. Segundo a organização, a maioria dos casos observados está relacionada a trechos maliciosos de JavaScript que fazem parte de páginas web.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.