As tentativas de fraudes envolvendo redes brasileiras aumentaram 96% no segundo trimestre na comparação com os três meses anteriores. Os dados são do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços mantidos pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com base em relatos de administradores de redes e usuários.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, os incidentes tiveram crescimento de 114%. Um dos maiores responsáveis por esse índice foi o número de notificações de casos de distribuição de arquivos, protegidos por direitos autorais, por meio de redes ponto a ponto (P2P). Entre as tentativas de fraude, as notificações sobre cavalos-de-Tróia, que libera a passagem ao invasor para rastrear e roubar dados do sistema, registraram aumento de 37% em relação ao primeiro trimestre e de 24% na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as páginas falsas de bancos brasileiros (phishing tradicional) mantiveram-se estáveis em relação ao trimestre anterior, porém, apresentaram crescimento de 85% quando cotejados com o segundo trimestre de 2007.
Os ataques a servidores web registraram aumento de 26% em relação aos primeiros três meses do ano, e de 216% se comparados ao mesmo período de 2007. O número de notificações sobre máquinas comprometidas subiu 293% em relação ao trimestre passado e 535% em relação ao mesmo período do ano passado.
O total de incidentes reportados ao CERT.br atingiu a marca de 44.461 relatos. No segundo trimestre foram contabilizadas 152 notificações que se enquadraram na categoria "outros", um aumento de 79% em relação ao trimestre anterior, quando foi criada. Segundo a organização, a maioria dos casos observados está relacionada a trechos maliciosos de JavaScript que fazem parte de páginas web.