RIM e Salesforce fazem acordo para oferta de aplicativos de CRM no BlackBerry

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A Research In Motion (RIM), fabricante do smartphone BlackBerry, e a Salesforce.com, fornecedora de aplicativos corporativos na modalidade de venda de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês), anunciaram hoje um acordo de parceria com foco no mercado brasileiro. As duas desenvolveram um sistema que integra os aplicativos da Salesforce.com a todos os aparelhos da linha BlackBerry.

A adaptação dos aplicativos para o ambiente dos BlackBerrys foi uma decisão natural para as duas companhias. "Há muitos clientes de ambas empresas usando os produtos das duas, agora vamos fazer a ponte entre esses serviços", afirmou o diretor de relações comerciais para a América Latina da RIM, Oscar Castellano.

Segundo ele, o objetivo do acordo é acelerar adoção dessa tecnologia no mercado corporativo, acrescentando que não teme a entrada do iPhone da Apple nesse segmento. "O usuário corporativo exige segurança, confiabilidade nos serviços, 100% de disponibilidade, gestão centralizada e capacidade de desenvolvimento além dos pacotes. Logo após o lançamento do iPhone, enquanto a Apple vendeu um milhão de unidades, nós vendemos o dobro", explicou.

Apesar da parceria, porém, os BlackBerrys não serão vendidos já habilitados para uso do sistema da Salesforce.com. As empresas interessadas, portanto, terão de adquirir os aparelhos diretamente das operadoras, assim como o plano de dados para suportar o serviço. Só então entra em contato com a desenvolvedora de sistemas para assinar o serviço, que é pago por utilização, após a instalação de um software nos aparelhos.

Castellano adiantou ainda que a RIM não tem planos de fabricar o BlackBerry no Brasil, que hoje são produzidos no México e Canadá, e segundo dados de mercado ocupa a sexta posição em dispositivos móveis no mundo, com 1,7% de participação, mas o segundo lugar no segmento de smartphones e a liderança, com 80% de share, no mercado corporativo.

"Nossa presença internacional está crescendo, com mais de 33% da receitas advindas fora da América do Norte. Temos 120 mil clientes com servidores BlackBerry e 16 milhões de usuários, 2,3 milhões conquistados apenas no último trimestre. A RIM tem parceria com 340 operadoras e opera em 135 países", explicou Castellano.

O primeiro mercado da RIM é o governamental, seguido pelo financeiro com 1,5 milhão de clientes cadastrados. No Brasil já tem um projeto com o Bic Banco para aprovação de crédito através do BlackBerry.

A Salesforce.com vai fornecer acesso wireless ao pacote de aplicativos do Salesforce CRM aos usuários do BlackBerry que poderão obter, utilizar e atualizar dados de negócios, como leads, contatos, contas e oportunidades enquanto estão em trânsito, em um ambiente totalmente seguro.

"Adicionalmente, o Salesforce Mobile suporta todos os aplicativos Force.com padrão, possibilitando que os clientes construam e implementem facilmente seu próprio aplicativo móvel sem ter que escrever uma única linha de programação. Essa acessibilidade móvel é descomplicada e fácil de usar, fornecendo em última análise uma maior produtividade e lucratividade para qualquer empresa", afirmou Enrique Perezyera, presidente da Salesforce.com na América Latina e Caribe.

A arquitetura do Sales Force é aberta, baseada em Java, e basta baixar um pequeno programa do site no BlackBerry para a aplicação estar disponível. A implementação demora entre quatro a seis semanas. "Ao contrário de soluções customizadas que exigem muito tempo para implementação e custo elevado", disse Castellano.

Segundo ele, empresas como a cervejaria SAB Miller no Equador e Colômbia; Votorantim, Correio Braziliense e Icatu Hartford no Brasil já estão adotando a solução de CRM on demand com dispositivo móvel. "Uma pesquisa independente da empresa Customer Sat Inc mostrou que adoção da solução Sales Force.com incrementou em 52% o pipeline das vendas e trouxe um aumento de 34% nas vendas", finalizou.

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