A Microsoft revelou como será o seu modelo de venda para o Windows Azure, sistema operacional para cloud computing, cujo lançamento está programado para novembro.
De acordo com a empresa, o Azure será comercializado de duas formas. Uma delas baseada no número de horas que o cliente usa o serviço. Neste caso, a Microsoft cobrará US$ 0,12 por hora de utilização do sistema operacional numa estação de trabalho e outros US$ 0,15 por gigabyte (GB) armazenado na nuvem, além de mais US$ 0,10 por cada 10 mil transações realizadas.
O Windows Azure também será comercializado na forma de licença, com cobrança fixa por um determinado período de uso. Porém, para este modelo a Microsoft não divulgou os valores.
O foco inicial da Microsoft com a plataforma de cloud computing são os desenvolvedores independentes de software (ISVs), os quais criarão aplicações que serão utilizadas no Azure. A idéia da empresa com isso é que seja desenolvido um grande número de aplicações para agregar valor à plataforma. Para isso, ela revelou que oferecerá um desconto de 15% a 30% para os desenvolvedores que assinarem a plataforma por seis meses ou mais.
O Windows Azure é uma das armas da Microsoft para concorrer com o Google no mercado de cloud computing. A empresa também já havia anunciado que lançará uma versão on-line do Office 2010.
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