O número de notificações de incidentes de segurança na web totalizou 32,8 mil no segundo trimestre deste ano, uma queda de 59% em relação ao mesmo período de 2009. O volume representa, entretanto, um crescimento de 16% na comparação com o primeiro trimestre, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).
"O maior responsável pela queda em relação ao segundo trimestre de 2009 foi a redução nas notificações de eventuais quebras de direitos autorais, por meio de distribuição de material em redes P2P [ponto a ponto]", afirmou Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.
De acordo com o levantamento, as notificações de tentativas de fraude registradas no segundo trimestre foram de 8,06 mil, queda de 4% em relação ao primeiro trimestre e de 87%, ante o mesmo período de 2009. Já o número de notificações de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing tradicional) teve aumento de 47% na comparação com o primeiro trimestre e de 136% em relação ao mesmo período do ano passado.
O número de notificações sobre cavalos-de-Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, reduziram 22% frente o primeiro trimestre, e não apresentou evolução em relação ao mesmo período de 2009. Por fim, entre abril e junho, as notificações sobre ataques a servidores web cresceram 14% em relação aos primeiros três meses do ano e aumentaram 28% na comparação com o segundo trimestre de 2009.
- Cibercrimes