A NTT, controladora da operadora de telecomunicações japonesa NTT DoCoMo, anunciou nesta quinta-feira, 15, a compra da sul-africana Dimension Data, fornecedora de serviços de gerenciamento de infraestrutura de tecnologia da informação, por 2,1 bilhões de libras esterlinas (o equivalente a US$ 3,2 bilhões). A cifra representa um prêmio de 18 centavos de libras por ação da companhia sul-africana, com base no preço de fechamento do papel da empresa na Bolsa de Valores de Londres, na quarta-feira, 14.
De acordo com o anúncio, a compra faz parte da estratégia do grupo japonês de estender sua oferta de serviços de TI, principalmente em cloud computing. Segundo o presidente da NTT, Satoshi Miura, a compra possibilitará a migração para um modelo de serviços de infraestrutura gerenciada, apostando na capacidade da empresa sul-africana de oferecer serviços na nuvem.
O negócio, explica o executivo, também representa a continuidade de uma estratégia agressiva de expansão da receita em mercados externos, já que vai ampliar bastante a carteira de clientes fora do Japão. A NTT calcula que, com a Dimension Data, passará de 3 mil para 9 mil o número de clientes em todo o mundo, sendo que em três anos a receita proveniente de mercados estrangeiros deve dobrar.
Segundo a NTT, a transação foi aceita e incentivada pelos conselhos de administração das duas companhias, mas ainda precisa ser aprovada pelos acionistas e os órgãos reguladores do setor.
- Estratégia